Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Western com mulheres em primeiro plano



Poster original e cena de duelo entre mulheres de "A Renegada"
Fotos: IMDb

O western "A Renegada" (The Woman They Almost Lynched - tradução literal de "A Mulher Que Eles Quase Lincharam"), de Allan Dwan, 1953, integra o "Cinema Faroeste Vol. 5", digistack com três DVDs que reúne seis clássicos do gênero, lançado pela Versátil Home Vídeo. Foi visto - é muito bom - na tarde desta sexta-feira, 8. Não tenho informação sobre eventual exibição em Feira de Santana.
É destacado por ter duas mulheres como personagens centrais, em primeiro plano. Mulheres que lutam e até duelam entre si. Assim, um western incomum. Quase toda promoção do filme foi feita em torno de Kate Quantrill: "Ela cavalgou como um homem, lutou como um homem, matou como um homem e amou como a bela mulher que era".
A ação se passa em Border City, situada na fronteira Missouri-Arkansas, estados em conflito - a Guerra Civil Americana, no século XIX, como pano de fundo -, onde reina neutralidade imposta - olha outra mulher empoderada na trama - , dona de mina de chumbo, que negocia com nortistas e sulistas. No local, qualquer ato instigador leva à forca, ao linchamento - daí o título original.
O filme começa com uma diligência, que é interrompida por patrulha do Exército nortista. A única passageira é a jovem Sally Maris (Joan Leslie), que está indo para a cidade ao encontro do seu irmão Bill (Reed Hadley). O comandante da patrulha oferece escolta, mas no caminho são atacados pela quadrilha de Quantrill (Brian Donlevy - que fez o mesmo personagem em "Cavaleiros da Bandeira Negra" [Kansas Raiders], de Ray Enright, 1950) e sua mulher Kate (Audrey Dalton).
Na cidade, o irmão de Sally é morto e ela, relutante, herda o hotel e 'saloon' de seu irmão. A trama segue com idas e vindas surpreendentes até o final empolgante.
Ainda no elenco, John Lund, como o interesse romântico da mocinha, Ben Cooper (como Jesse James), Jim Davis, Nacho Galindo mais Ann Savage, Virginia Christie e Marilyn Lindsey, como as garotas do saloon.

Nenhum comentário: