Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Lançamento do Portal Soteroprosa: olhares contemporâneos

                                        www.soteroprosa.com

A ideia de criar o Soteroprosa partiu não apenas de um, mas de diversos fatores que, uma vez em confluência, tornaram possível o encontro de pessoas com formações, pensamentos e opiniões diferentes, e nem sempre convergentes, para construir o projeto. 
Alunos oriundos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) se uniram em torno de uma proposta comum: criar um espaço voltado para reflexão e torná-lo público, com o único motivo relevante: suscitar debate e pensar sobre diversos temas no Soteroprosa.
​A proposta do portal é expor opiniões e reflexões sobre comportamento, sociedade, política, cultura, arte e literatura, temas da contemporaneidade inseridos no contexto das formações acadêmicas de cada colunista. O grupo buscará, na medida do possível, sair da zona de conforto individual e se aventurará em “mares nunca dantes navegados”, como Camões se referiu às aventuras dos grandes navegadores, explorando múltiplos conteúdos.
​A menção feita à cidade de Salvador, presente no nome do site, é proposital. Com ela, o grupo irá demarcar uma posição, não apenas geográfica, mas em algum sentido próprio, numa trilha original. “O Soteroprosa é um espaço para a circulação do Pensamento em terras baianas e nordestinas, mas não se prenderá a um “bairrismo”, pois se apresenta como ambiente para criação de reflexões sobre o resto do país e do mundo, algo que informalmente apelidamos de um soterocosmopolitismo: pensar o mundo que nos cerca a partir de onde estamos, sem recusas ao que se produz em outros lugares, preservando a nossa autonomia”, como compreende Alan Rangel, um dos colunistas e idealizadores do portal.
Cabe ressaltar que não há pretensão em tornar o portal um espaço de produção científica. Embora a trajetória individual dos oito profissionais envolvidos esteja, em alguma medida, relacionada ao ambiente acadêmico, o objetivo principal é tornar o pensamento público, discutindo os mais diversos assuntos por meio de uma escrita acessível a todas as faixas sociais e intelectuais que se interessem.
A produção do Soteroprosa reflete as perspectivas e trajetórias individuais dos autores, que visam discutir sobre os mais variados assuntos, de forma clara para o leitor. E a partir de tais desdobramentos, ressaltamos que o Soteroprosa não possui afinidade ideológica, política e partidária, embora seus autores possam se posicionar livremente, sempre respeitando a independência do portal. Lembramos que não somos contrários a tais fins, somente fugiria ao nosso foco.
PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DO PORTAL SOTEROPROSA:
Quando: Sábado, 26, às 15 horas
Onde: Museu de Arte da Bahia - Av. Sete de Setembro - 2340. Corredor da Vitória
Entrada: Gratuita
ABERTURA ÁS 15h:
Conferência com Prof. Dr. José Antônio Saja, filósofo, tema: “Um Olhar Sobre o Contemporâneo”
APRESENTAÇÃO DO PORTAL PELOS COLUNISTAS ÀS 1530
Alan Rangel | Ana Clícia Ferreira | Carina Cerqueira | Carlos Henrique Cardoso
Luiz Fernando Calaça | Miguel Pereira | Pierre Malbouisson | Natasha Krahn
ENCERRAMENTO ÀS 16h30
Ana Clícia (voz) e Carlosousa (violão)

(Com informações de Janaina Costa)

Nenhum comentário: