Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 7 de abril de 2018

Quem é Colbert Martins da Silva Filho

José Ronaldo: "Sei que Colbert fará grande governo"

Por Adilson Simas
Primogênito de Elizabeth Gomes Martins e Colbert Martins da Silva, ambos já falecidos, Colbert Martins da Silva Filho - que assume a Prefeitura - nasceu em Feira de Santana, Bahia, numa quarta-feira, 2 de outubro de 1952 e já na infância começou absorver noções de política partidária e administrativa.
Essa fase vai até os 12 anos de idade, período em que o pai, dentista com consultório instalado, conquistou pelo voto três mandatos de vereador na cidade, exerceu o cargo de secretário municipal de Viação e Obras Públicas, mas perseguido pelo golpe militar de 1964 foi obrigado, como muitos da época, a interromper temporariamente a vida pública.
Estudante de escola pública, após exame de admissão, Colbert Martins Filho concluiu o antigo curso ginasial no então disputado Ginásio Municipal de Feira de Santana.
Mediante vestibular ingressou na Universidade Federal da Bahia (Ufba) onde concluiu o curso de Medicina, profissão que acumula com a de professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Sem interromper a atividade médica, em 1982, durante noves meses, viveu a primeira experiência pública ao ser nomeado diretor executivo da autarquia municipal Surfeira, um dos mais importantes órgãos do primeiro escalão da administração municipal. 
No cargo comandou várias ações, entre elas a conclusão das obras para a instalação da Câmara Municipal no imóvel onde ainda funciona.
Na sequência assumiu na área federal a chefia de Medicina Social  do Inamps na região; comandou na esfera estadual a 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), até chegar a subsecretário de Saúde do Estado, tempo que lembra a implantação no Hospital Regional Clériston Andrade da primeira UTI pública da região.
Foi secretário Nacional de Programa e Desenvolvimento de Turismo do Ministério de Turismo.
Em 1990, pelo PMDB sucedâneo do MDB, conquistou com base em Feira de Santana, o mandato de deputado estadual, sendo o mais votado do município. Por se destacar no plenário, nas comissões técnicas permanentes e especiais e nas articulações políticas foi nos seguidos quatro anos da legislatura eleito pelo comitê de imprensa da Assembleia Legislativa o melhor deputado do Estado da Bahia.
Foi no exercício do mandato estadual, já antevendo a liderança da Feira de Santana no Estado e em especial nas cidades que sofrem sua influência, que apresentou o projeto de lei criando a Região Metropolitana de Feira de Santana.
Na segunda metade da legislatura 1995/1999 exerceu o primeiro mandato de deputado federal, sendo seu nome incluído entre os 100 melhores do Congresso Nacional.
No período direcionou a maior parte da verba pessoal para Feira de Santana que ganhou obras nas áreas de saúde, saneamento e lazer, com destaque para quatro unidades de saúde - Queimadinha e Viveiros, ambas na sede e mais no povoado de Pé de Serra, em Maria Quitéria e sede do distrito de Matinha, além de várias  quadras poliesportivas na cidade e na zona rural.
Eleito em 2002 para um novo mandato, teve destacada presença em várias comissões permanentes, temporárias e mistas, entre elas Constituição e Justiça. Mistas de Planos e Orçamento Público, CPI dos Sanguessugas e outras.
Reeleito em 2006 obtendo em Feira de Santana a maior votação dada a um candidato a deputado federal na historia político-eleitoral do município, na Câmara Federal foi vice-líder da bancada do PMDB e um dos vice-líderes no Congresso Nacional.
Com a mesma visão dos mandatos anteriores, no quatriênio 2007-2010 além da destinação de emendas pessoais buscou verbas nos diversos ministérios para Feira de Santana.
Das emendas pessoais destaque para o aparelho de tomografia do Hospital Regional Clériston Andrade e a ampliação do Programa Cidade Digital de Feira Santana.
No caso das dotações ministeriais, conseguiu obras de saneamentos junto aos ministérios da Integração Nacional e Saúde, enquanto que no Ministério do Turismo realizou o sonho de Matinha, seus povoados, vilas e fazenda, com asfaltamento da avenida Gil Oliveira.
Nas eleições municipais de 2012, em nome do PMDB fez aliança com o partido Democratas, indicando o candidato a vice-prefeito, Luciano Ribeiro.
Na disputa seguinte, as municipais de 2016, repetiu a aliança sendo o candidato a vice-prefeito na chapa vitoriosa encabeçada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho
Casado com a médica Adenilda Martins e pai de Alexandre e Daniela, Colbert Martins foi o coordenador da Bancada Baiana em 2008 e chegou à presidência da Fundação Ulysses Guimarães, no Estado da Bahia.
No desempenho dos diversos mandatos eletivos e cargos públicos, Colbert Martins se inspira nas lições de coerência, dignidade e honradez ensinadas pelo pai.
Adilson Simas é jornalista e historiador

Nenhum comentário: