Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Na volta às aulas, Sesi e Senai implantam novo ensino médio integrado à formação profissional

Experiência pedagógica começou na segunda-feira, em Goiás, e até 15 de fevereiro na Bahia, no Ceará, em Alagoas e no Espírito Santo; na Bahia, a experiência será testada na Escola Sesi de Feira de Santana
Fotos: Silvio Tito
O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são pioneiros na implementação da nova Lei do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) com um currículo organizado por áreas de conhecimento e não por disciplinas, totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional. A nova metodologia começou a ser testada na segunda-feira, 29, em regime de experiência pedagógica no Estado de Goiás. Na Bahia, as aulas começam nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, com duas turmas na Escola Sesi José Carvalho, em Feira de Santana. Até 15 de fevereiro, outros três estados - Espírito Santo, Ceará e Alagoas - iniciarão o projeto. Ao todo, 150 alunos serão envolvidos no projeto-piloto que, ao longo de três anos, formará jovens na área de Eletrotécnica.
A proposta pedagógica prevê que, no primeiro ano, já tenha início uma preparação para o mundo do trabalho que inclui formação genérica para as profissões da indústria, orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais. No segundo ano, além das áreas de conhecimento, os alunos terão acesso aos fundamentos e práticas de formação para a área industrial de energia. Já no terceiro ano, a carga horária prevista para a formação técnica e profissional é dedicada às aprendizagens específicas do curso Técnico em Eletrotécnica, com possibilidade de certificações intermediárias ao longo do itinerário formativo.
De acordo com o diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, que também é diretor-geral do Senai, a proposta curricular foi estruturada por competências e habilidades contextualizadas à realidade atual, constituindo-se em uma forma de estimular os estudantes a darem significado aos saberes e às atividades escolares. "A ideia da iniciativa é apresentar à sociedade uma proposta curricular inovadora, factível, replicável e alinhada com as diretrizes da nova Lei do Ensino Médio, podendo ser implementada futuramente, sobretudo, na rede pública de ensino", destaca. "O Sesi e o Senai são instituições de excelência em educação, que agora buscam ser referência para outras redes. A nova lei do ensino médio trouxe oportunidades para avançarmos qualitativamente na formação de cidadãos e profissionais, mas precisamos saber implantá-la para efetivamente aproveitarmos todo o seu potencial", declara.
O superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto, e o diretor-geral do Sena Bahia, Luís Alberto Breda, destacaram a importância da escolha da Bahia como um dos departamentos regionais que vão testar a nova proposta pedagógica. Segundo eles, isso atesta o reconhecimento nacional do ensino de excelência que Sesi e Senai praticam no estado.
ESPECIALISTAS 
Para a construção do novo currículo, docentes do Sesi e do Senai se reuniram com especialistas da área de educação, que estão auxiliando nesse trabalho de integração. Entre eles está o professor Genuíno Bordignon, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, o projeto Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Sesi e do Senai permitirá o desenvolvimento de competências em que os alunos colocam em prática os aprendizados teóricos. A novidade, alerta, exigirá a preparação de professores com visão multidisciplinar para promover a integração das disciplinas e a aplicabilidade do conhecimento. "Se o conhecimento permite a aquisição de competências, aí sim, houve aprendizagem de fato. Se não é mera erudição", destaca.
No projeto piloto, o Sesi e o Senai experimentam quatro modelos de gestão para a implantação da nova proposta. Em um deles, adotado em Alagoas e Goiás, serão oferecidas a educação básica e a educação profissional na mesma unidade. Em outra proposta, realizada no Ceará, a integração ocorrerá em uma unidade do Sesi e outra do Senai, próximas. No terceiro modelo, que será implantado no Espírito Santo, há uma série de unidades do Sesi e uma unidade do Senai trabalhando integradas. O arranjo mais complexo, que será adotado na Bahia, é focado na formação técnica e profissional mediada por tecnologia. "O docente estaria em um único ponto de transmissão para todas as unidades e, no outro ponto, os monitores fazem a mediação de aprendizagem", explica o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, Felipe Morgado. A Bahia vai adotar esse formato.
De acordo com a educadora Guiomar Namo de Mello, que também integra o time de especialistas que ajudam o Sesi e o Senai na implementação do novo ensino médio, a competência mais importante para implantar a nova proposta, que servirá de modelo para o sistema educacional público, é a construção de confiança. "O Sesi e o Senai precisam se atentar a essa questão da formação de líderes, que são fundamentais para o sucesso de implementação do modelo", avalia.
EXPERIÊNCIA 
O Sesi e o Senai têm experiência de 18 anos na execução da Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep), que atende cerca de 32 mil alunos por ano em 22 estados. Esse modelo, que oferta cursos de educação profissional a alunos do ensino médio, foi uma base para avançar na proposta pedagógica integrada. Mas, enquanto no Ebep, o curso de educação profissional é ofertado no contraturno e a aprovação no ensino regular não está vinculada à aprovação no curso de educação profissional e vice-versa, a nova proposta prevê o currículo e sistema de avaliação e aprovação integrados na grade horária regular estabelecida em lei para o ensino médio. "Nesse caso, os alunos concluem o ensino médio e a educação profissional ao mesmo tempo", esclarece o gerente-executivo de Educação do Sesi, Sérgio Gotti.
(Com informações da Gerência de Comunicação Institucional da Fieb

Nenhum comentário: