Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Tuna Espinheira tem homenagem póstuma com novo olhar sobre sua obra

"Tuna na Praça" será realizado no Terreiro de Jesus 
e Espaço Cultural da Barroquinha


A obra do cineasta baiano Tuna Espinheira (1940-2015) ganha uma homenagem multimídia nas noites de sexta-feira. Com a junção de diferentes linguagens (cinema, teatro, música eletrônica e artes visuais), o projeto "Tuna na Praça" celebra a obra do cineasta, que dedicou mais de 40 anos ao cinema e produziu mais de 30 filmes. O projeto - que desembarca no Terreiro de Jesus e Espaço Cultural da Barroquinha, nas três últimas semanas de outubro (dias 13, 20 e 27) - terá exibição da sua cinematografia, intervenção visual e remix de suas obras, que serão exibidas nas fachadas dos prédios históricos, além de muita música eletrônica e performance teatral. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.   
Com curadoria de Yara Espinheira, viúva do cineasta, o projeto vai exibir filmes produzidos por Tuna entre as décadas de 1970 e 2000, mesclados com uma série de intervenções urbanas, arte e tecnologia. Para isso, cada sessão trará um enfoque especial: no dia 13 de outubro,o tema será "Tuna e os Artistas"; já no dia 20 de outubro, o mote será "Persona e Personagens" (ambos no Espaço Cultural da Barroquinha). Na última semana, dia 27, o projeto propõe uma relação entre "Tuna e a Cidade" (Cantina Da Lua - Terreiro de Jesus).  
O objetivo da homenagem é trazer novas percepções estéticas e propor um novo olhar sobre a obra do soteropolitano. Uma delas é a intervenção visual conduzida pela VJ Esquizomachine, com um remix das obras de Tuna, que mistura história, modernidade e tecnologia. As imagens serão exibidas nas fachadas dos prédios históricos do entorno. Ao unir, de forma inusitada, música eletrônica à homenagem - com os DJs Telefunksoul, Raiz e Suzi 4Tons - a organização do projeto espera despertar o interesse da nova geração para o cinema baiano e nacional, tornando acessível o legado deixado por Tuna Espinheira.
E para fechar as homenagens, os três dias do evento trarão a performance do ator Amós Heber com o projeto "Soteropolimastigações". Inspirado no universo cinematográfico de Tuna Espinheira, ele interpretará personagens expressivos da obra do cineasta homenageado, realizando esquetes com a participação do público e conduzindo a plateia da mostra para a praça, fazendo um elo entre as sessões dos filmes e o evento multimídia.        
Realização 
Com apoio financeiro da Fundação Gregório de Matos, por meio do edital Arte Todo Dia - Ano III, o projeto "Tuna na Praça" é uma ação proposta por Amós Heber, idealizada por Marcília Barros e produzida pela Obá Cacauê Produções. O projeto homenageia o cineasta Tuna Espinheira.         
Tuna Espinheira, uma vida dedicada ao cinema - José Antonio D'Andrea Espinheira (1943–2015), ou, simplesmente, Tuna Espinheira, dedicou mais de 40 anos de trabalho ao cinema, sobretudo à realização de documentários. Segundo dos sete filhos do advogado Ruy Alberto de Assis Espinheira, e de Iracema D'Andrea Espinheira, de ascendência italiana, Tuna passou a infância e o início da adolescência na cidade de Poções, no Centro-Sul da Bahia. Trabalhou em mais de 30 filmes, eventualmente como ator (no caso de "Um Sonho de Vampiros", de Iberê Cavalcanti, 1969), mas quase sempre como roteirista, editor e diretor. Seu trabalho foi reconhecido com várias premiações, como em "O Bruxo Bel Borba" e "O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas". Em 2004, lançou o primeiro longa-metragem "Cascalho", filme de época (anos 1930), inspirado na obra de Herberto Sales e totalmente filmado em Andaraí, na Chapada Diamantina - selecionado para a mostra do 37º Festival de Cinema de Brasília -, sendo premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema e Vídeo de Macapá. Em 2014, lançou seu último filme, sobre Juracy Dórea, artista plástico de Feira de Santana. Tuna morreu aos 71 anos e deixou um filme inacabado, sobre o poeta baiano Eurico Alves, e um documentário sobre o educador Anísio Teixeira. Irmão do sociólogo Gey Espinheira e do escritor Ruy Espinheira Filho, Tuna foi casado com a produtora Yara Maria Brandão Espinheira, sua companheira por mais de 40 anos, com quem teve uma filha, a atriz Maria Rosa Espinheira.
Serviço
O que: Projeto multimídia traz novo olhar sobre a obra do cineasta Tuna Espinheira
Quando: dias 13, 20 e 27 de outubro (sempre às sextas-feiras)
Horário: a partir das 19 horas
Local: 
Terreiro de Jesus e Espaço Cultural da Barroquinha
Produção: Obá Cacauê Produções e AH! Produções Artísticas
Entrada Gratuita
(Com informações de Clube Press - Assessoria de Comunicação)     

Nenhum comentário: