Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Pela quinta vez sem ter segundo turno

Por Dimas Oliveira 
Desde a Constituição de 1988, o instituto do segundo turno nas eleições para presidente, governadores e prefeitos. 
O segundo turno em 2016 está marcado para o dia 30 de outubro, mas tão somente nos municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores - Feira de Santana conta com colégio eleitoral de 397.590 votantes. A decisão da eleição no segundo turno só ocorre quando nenhum dos candidatos alcança mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, excluindo os nulos e em branco. 
Em Feira de Santana, a expectativa da maioria da população é a de que mais uma vez - a quinta - não ocorra segundo turno nestas eleições. Nos anos 2000, 2004, 2008 e 2012, as eleições foram decididas no primeiro turno. 
Na Bahia, Salvador e Vitória da Conquista são os outros dois municípios com a possibilidade de ter as eleições este ano definidas no segundo turno. No Brasil, são pouco mais de 80, os municípios com a possibilidade.  
Em Feira de Santana, o prefeito José Ronaldo caminha para seu quarto mandato, batendo recorde de permanência no Executivo. Como aqui, na capital, o candidato democrata ACM Neto deve atropelar os adversários.
Coluna publicada no jornal "NoiteDia", edição desta sexta-feira, 29

Nenhum comentário: