Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Revisão de "Ana"

Vanja Orico (de costas), Miguel Torres e Aurélio Teixeira em "Ana"
Foto: Reprodução

Filme que motivou Olney São Paulo (1936-1978) a fazer cinema, "Ana", episódio brasileiro do filme alemão "Rosa dos Ventos" (Die Windrose), filmado em Feira de Santana por Alex Viany (1918-1992), em 1955, preto & branco, duração de 20 minutos, foi revisto em cópia digitalizada, conseguida pelo professor Carlos Brito, que é um garimpeiro e pesquisador de preciosidades.
De fato, a realização deste filme é que levou o jovem Olney a fazer definitivamente cinema, como o próprio revelava em trecho de carta para Alex Viany.
Os outros episódios do longa-metragem internacional são dirigidos pela francesa Yannick Bellon (1924-), o russo Serguei Gerassimov (1906-1985), o italiano Gillo Pontecorvo (191902006), e pelo brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982). O projeto foi coordenado pelo holandês Joris Ivens (1898-1989), para as companhias produtoras Defa (Alemanha Oriental) e Companhia Cinematográfica Maristela (Brasil).
"Ana" tem argumento de Jorge Amado, roteiro de Trigueirinho Neto e Alberto Cavalcanti; fotografia de Chick Fowle; montagem de José Cañizares. Além de Feira de Santana, locações em Monte Santo, Cocorobó e Canudos; narração de Helene Weigel.
O filme tematiza a questão da migração de retirantes nordestinos em busca de uma vida melhor e a exploração a que eles estão sujeitos, além de dramas pessoais, como o da mulher que dá à luz no meio do nada, à beira da estrada. O ritmo do filme é contemplativo e o viés é humanista.
No elenco estão: Aurélio Teixeira, Miguel Torres, Vanja Orico, Marlene França (1943-2011), então uma adolescente vinda de Uauá, descoberta na feira livre de Feira de Santana (que é cenário, assim como a praça D. Pedro II, a do Nordestino), Aracy Cardoso, Valdo César e grupo de quarenta retirantes sitiados em Feira de Santana.


Nenhum comentário: