Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

"Caravana de Bravos": um filme memorável



Ben Johnson e Joanne Dru: romance em "Caravana de Bravos"
Foto: Reprodução

"Caravana de Bravos" (Wagon Master), 1950, um dos menos conhecidos dos westerns - gênero americano por excelência - de John Ford, foi visto em DVD na quinta-feira, 24. O exemplar está incluído no Volume 2 da coleção "Cinema Faroeste", com seis clássicos, lançado pela Versátil Home Vídeo.
Filme favorito do próprio Ford, é considerado uma de suas obras máximas. Também o mais poético e mais puro, de lirismo que enternece. Um filme simples e conciso, sem grandes estrelas no elenco, que foi rodado em apenas um mês.
"Caravana de Bravos" narra a jornada de um grupo de mórmons rumo à Terra Prometida, em Utah, em 1849.  A caravana é guiada por dois cowboys contratados, Travis (Ben Johnson) e Sandy (Harry Carey Jr.). 
O grupo liderado pelo ministro Wiggs (Ward Bond) - e inclui Jane Darwell (Sister Ledyard), Russell Simpson (Adam), Kathleen O'Malley (Prudence), Francis Ford (Mr. Peachtree) e Don Simmons (Sam) -, é obrigado a deixar a cidade de Crystal City. 
Três artistas - Denver (Joanne Dru), Fleuretty Phyffe (Ruth Clifford) e Dr. A. Locksley Hall (Alan Mowbray) - também não são aceitos na cidade e se juntam aos mórmons.
Um terceiro grupo, o bando de cinco bandidos chefiado por Uncle Shiloh Clegg (Charles Kemper) e composto por Floyd (James Arness), Reese (Fred Libby), Jesse (Mickey Simpson) e Luke (Hank Worden), também se junta à caravana. A quadrilha é procurada pelo xerife de Crystal City (Cliff Lyons), por assalto a banco. 
Os fora-da-lei subjugam a caravana mas Travis e Sandy entram em ação para liquidar o bando, permitindo o final feliz.
Foi dito que "Caravana de Bravos" é uma visão otimista da conquista do Velho Oeste, onde raças, religiões e modos de vida possam coexistir respeitadas suas diferenças.
No filme, o diretor John Ford ressalta o estoicismo de um grupo religioso que é capaz de acreditar na força divina para superar as quase intransponíveis dificuldades geográficas, materiais e humanas. Um filme memorável.

Nenhum comentário: