Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Óleo de Vieira de Campos retrata intendente Freire

Na Sala de Licitações da Prefeitura de Feira de Santana, a existência de uma grande tela a óleo - 1,92x1,31 -, do pintor baiano Vieira de Campos, que retrata o intendente Freire
O coronel José Freire de Lima foi o segundo intendente municipal de Feira de Santana pós regime republicano, segundo pesquisa do jornalista e historiador Adilson Simas.
Ele conta que Freire de Lima assumiu no lugar do primeiro intendente, o português e também coronel, Joaquim de Mello Sampaio, que estando doente resolveu renunciar.
José Freire de Lima governou a Feira de Santana durante onze anos, o equivalente a três períodos seguidos. Foi o primeiro chefe do Executivo feirense a falecer no cargo, em 1903 - João Barbosa da Carvalho foi o segundo em 1947 e José Falcão da Silva o último em 1997 -, tendo seu mandato sido concluído por outro coronel, José Antunes Guimarães.
Entre as realizações do período do intendente Freire, a substituição das consideradas "pedras irregulares" da praça João Pedreira e a criação da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Intendente Freire é nome de rua, que fica entre a avenida Senhor dos Passos e a rua Visconde do Rio Branco - conhecida como beco da Pererê.
Retratista
Francisco Terêncio Vieira de Campos (1865-1943), baiano, aprendeu pintura na Escola de Belas Artes em 1877, com Miguel Navarro Y Cañizares. Depois foi para o Rio de Janeiro e lá permaneceu durante oito anos. Freqüentou também a academia e seguiu depois para a Europa, ficando cerca de seis anos estudando em Paris.
Retornando à Bahia, foi professor de desenho e pintura no Liceu de Artes e Ofícios, lecionou a disciplina Composição Decorativa na Escola de Belas Artes e entrou no ramo da  fotografia.
A obra pictórica de Vieira de Campos é composta por uma grande produção de retratos, como o de José Freire de Lima, os quais se encontram em várias instituições do Estado, como: Museu Casa da Misericórdia, Instituto Geográfico e Histórico, Associação Comercial da Bahia.

Nenhum comentário: