Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FNS fragmenta repasse do SUS e municípios podem sofrer colapso


Feira de Santana e todos os demais municípios baianos se encontram sob ameaça de sérios problemas nos serviços públicos de saúde, nas próximas semanas, em decorrência de "fragmentação do repasse do recurso referente ao Teto de Média e Alta Complexidade", por parte do Fundo Nacional de Saúde. É o que revela  o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).

Em nota de esclarecimento publicada na quarta-feira, 17, o Cosems-BA informa que o repasse dos recursos, na verdade, "já se encontra em atraso". A fonte da informação divulgada pelo Conselho dos Secretários  é o site do próprio Fundo Nacional de Saúde, o que pode ser constatado através do link:  http:/fns.saude.gov.br/indexExterno.jsf.
Estes recursos, informa o documento, são destinados ao custeio das ações e serviços ambulatoriais, hospitalares e de urgência e emergência, em média e alta complexidade, além do pagamento de programas como o Caps, Rede Cegonha, cirurgias eletivas, entre outros.
Conforme a entidade, os problemas relacionados aos recursos de repasse regular e automático "fundo a fundo" não farão vítimas apenas os  municípios de comando único (serviços de saúde municipalizados), mas também os que se encontram sob gestão estadual.
De acordo com o Conselho de gestores da saúde nos municípios baianos, a nota do FNS "não assegura", também, o repasse do Piso de Atenção Básica, bem como "a continuidade das obras dos programas de requalificação de unidades básicas de saúde em seus componentes (construção, ampliação e reforma), bem como Academia da Saúde".
O Conselho adverte aos gestores municipais de saúde, que devem estar em alerta para os possíveis desdobramentos deste cenário, principalmente na área de urgência-emergência no período dos festejos natalinos, quando normalmente há significativo aumento da demanda. Há, de acordo com o Cosems-BA, prenúncio de uma crise sem precedentes  e "iminência de fechamento de unidades com risco real de desassistência".
Agentes de saúde: Governo Federal não vai aumentar valor do recurso
Além dos problemas no atendimento à população pelos serviços públicos de saúde, em todo o estado, há mais uma informação preocupante no documento emitido esta semana pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia. A notícia interessa diz respeito aos agentes comunitários de saúde e também aos que atuam no combate as endemias.
Os programas foram implantados pelo governo federal e são administrados pelos municípios, mas com responsabilidade no repasse de recursos para salários a cargo da União. Atualmente, há uma grande polêmica em todo o país quanto ao pagamento do novo piso salarial da classe, preconizado para que seja de R$ 1.014,00.
Sobre os agentes de saúde, especificamente, de acordo com  o Conselho, o Ministério da Saúde tem uma decisão nada promissora  quanto ao valor do repasse para viabilizar o cumprimento do piso salarial da categoria: "Serão repassados os mesmos valores já praticados e não há perspectiva de dinheiro novo", afirma a entidade.
Quanto aos agentes de combates a endemias, as perspectivas não são também animadoras no que diz respeito a questão salarial. Estes servidores ficarão sob responsabilidade dos municípios "quanto ao financiamento e pagamento do piso, uma vez que não há recurso novo no Bloco da Vigilância à Saúde".

Nenhum comentário: