Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vida e obra de Fernando Pinto de Queiroz




Um eloqüente momento acadêmico foi vivido por todos que participaram da Sessão Pública da Academia de Educação de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira, 30, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, quando a acadêmica Elza Santos Silva, titular da Cadeira número 17,  apresentou  a vida e a obra de Fernando Pinto de Queiroz, patrono da cadeira numero 22.
Um bom público prestigiou o evento.  D. Marisa Pinto de Queiroz, viúva do homenageado, representando a família, o vice-prefeito Luciano Ribeiro representou o prefeito José Ronaldo, secretários Carlos Brito, de Planejamento, e Valdomiro Silva, de Comunicação Social, profissionais da imprensa, amigos do homenageado, vários representantes de órgãos locais, além dos  acadêmicos, amigos  e ex-alunos da oradora.
Com um brilhantismo que emocionou o público, a professora Elza discorreu sobre Fernando Pinto, narrando fatos da sua vida, "tão dignamente assumida e da sua obra, tão corajosamente erguida".
Primeiro referiu-se ao acadêmico, enquanto titular da Cadeira número 10 da Academia de Educação, participante, animador, presente, próximo. Depois referiu-se ao momento atual, silencioso, distante,  uma ausência que ainda nos causa pesar, saudade, falta de sua valiosa e sábia colaboração.
Visivelmente emocionada, em sua retórica  ela conseguia narrar a trajetória do jurista, do educador, do historiador e pesquisador, do homem ético, íntegro, sábio, incansável nas lutas construtivas, "combatente do bom combate!.  Um homem  cuja  obra foi  inteiramente dedicada ao ideal de servir e, especialmente, à causa pública, à justiça e à educação".
Concluiu a  sua apresentação com  dois momentos merecedores de aplausos: o primeiro, foi a declamação de uma poesia, de sua autoria, denominada "Caminhada de Feira de Santana em Passos Contados e Cantados", onde  ela disse cumprir um desejo de Fernando Pinto quando a estimulava a escrever sobre Feira de Santana. O segundo momento foi uma apresentação musical, por Dilma Ferreira, interpretando "Barracão de Zinco", para homenagear o Fernando Pinto que  viveu intensamente mas sabia  guardar  tempo para ouvir a boa música.  E assim foram todos embalados pela canção, principalmente pela "Ave Maria",  como que numa prece ao grande jurídico e educador que tanto serviu à Feira de Santana.
Ao encerrar a sessão, a presidente da Academia de Educação, professora Anaci Paim, referiu-se ao momento especial vivenciado, parabenizando à oradora pela belíssima apresentação, digna do homenageado, agradecendo às presenças e renovando o pedido já formulado pela Academia no sentido de que o Governo Municipal denomine uma obra pública, de preferência uma escola,  com o nome de Fernando Pinto de Queiroz. 
(Com informações da Academia de Educação de Feira de Santana)

Nenhum comentário: