Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Piano do clássico "Casablanca" em leilão

Humphrey Bogart e Dooley Wilson em "Casablanca"
Foto: Reprodução
"You must remember this, a kiss is just a kiss…", cantava Sam repetidamente no Rick’s Café, a pedido de Ilsa (Ingrid Bergman), no filme "Casablanca", de 1942. "Toque-a, Sam", dizia ela, repetidamente. E a melodia que saía da voz de Sam e daquele piano rosado voltavam a apaixoná-la. Passados 72 anos desde que Dooley Wilson tocou aquela canção no filme de Michael Curtiz, o mítico piano irá a leilão no próximo dia 24 de novembro, na casa Bonhams, em Nova York.
"There’s No Place Like Hollywood" (Não Há um Lugar Como Hollywood) é o nome do leilão cinéfilo em que o piano será a peça central de um grande lote de memorabilia do filme, pertencente a um colecionador privado. A coleção inclui desde as portas internas e externas do café de Rick Blaine (Humphrey Bogart) até fotos autografadas pelo elenco, as notas de imprensa originais, um último rascunho do roteiro e os passaportes e vistos criados para a fuga de Ilsa e Victor Laszlo (Paul Henreid). "É uma das coleções de cinema mais significativas que ainda estavam em mãos privadas", afirma Catherine Williamson, diretora do departamento de Memorabilia do Entretenimento da Bonhams.
A casa de leilões se associou pela segunda vez ao canal de cinema clássico TCM para organizar aquela que é considerada uma venda "inesquecível e histórica", por causa da popularidade da qual ainda goza o filme com Humphrey Bogart. "Casablanca é um dos filmes de guerra mais queridos de Hollywood e um dos títulos mais prestigiosos da nossa coleção", diz Dennis Adamovic, vice-presidente sênior do TCM. Por isso, estima-se que o piano de Sam chegue a ser vendido por um montante superior a um milhão de dólares (2,22 milhões de reais), superando o valor em torno de 1,5 milhão de reais alcançado por um segundo piano, usado nas cenas de flashback em Paris, quando Rick e Ilsa se apaixonaram.
O ator de "Uma Aventura na África" (1951) parece ser um sucesso garantido até hoje. Outro filme popular de Bogart, "O Falcão Maltês" (1941), detém ainda hoje o recorde de venda de um objeto de cena. No ano passado, quando a Bonhams e o TCM se associaram pela primeira vez para o leilão "What Dreams Are Made Of" (Do Que São Feitos os Sonhos), a figura do falcão que aparecia no filme de John Huston alcançou o equivalente a nove milhões de reais. Naquele dia, também foi vendido o carro que aparece na mítica cena de despedida em "Casablanca", um Buick Phaeton de 1940, pelo qual alguém pagou quase um milhão de reais.
Entre tantos fetiches do leilão, o piano em que Dooley Wilson tocou "As Time Goes By" será outra vez a estrela. Embora já não esteja dentro do café de Rick, o piano cor salmão ainda está em perfeito estado e pode tocar a canção tantas vezes quanto pedirem. Foi utilizado pela última vez em um concerto de 2006 no Hollywood Bown, em Los Angeles, em que se homenageava a trilha sonora de "Casablanca", de autoria de Max Steiner, que foi indicada ao Oscar. E aquele "You must remember this…" voltará a soar dentro de alguns meses, quando alguém (sem conseguir perder a piada) gritará: "Compra outra vez, Sam". 

Nenhum comentário: