Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 28 de junho de 2014

Visão de "Tudo o Que o Céu Permite"



O melodrama clássico "Tudo o Que o Céu Permite" (All That Heaven Allows), de Douglas Sirk, 1955, foi visto no TeleCine Cult, na manhã deste sábado, 28. Estrelado por Jane Wyman e Rock Hudson. Ela faz uma respeitável viúva na faixa de 40 anos, de alta classe média, com dois filhos crescidos (William Reynolds e Gloria Talbot) e ele um jardineiro. Mesmo ele sendo 15 anos mais novo, ela assume a paixão, enfrentando preconceitos de seus amigos e até mesmo dos filhos, que não aceitam a sua relação com um jovem de classe social diferente.
Aborda a questão da hipocrisia e da submissão às convenções sociais. Antes, em 1954, Jane Wyman e Rock Hudson atuaram juntos em outro filme de Douglas Sirk, "Sublime Obsessão" (Magnificent Obsession).
Ambos foram exibidos em Feira de Santana no Cine Santanópolis, entre o final dos anos 50 e início dos anos 60.

Assista ao trailer: http://youtu.be/WxKb0QsUtNY

Ainda no elenco: Agnes Moorehead, Conrad Nagel, Virginia Grey, Charles Drake, Jacqueline deWit e em rápidas aparições Merry Anders, David Janssen e Gia Scala. 
Uma seqüência destacada é quando a viúva recebe do filho um aparelho de televisão como presente de Natal. Ele diz à mãe que a tevê vai ajudá-la a combater a solidão, proporcionando "uma janela para o mundo". A questão é que ela não quer uma janela para olhar. Seu sentimento é querer amar e ser amada. Assim, também uma crítica ao surgimento do veículo.
Por filmes como "Tudo que o Céu Permite", Douglas Sirk se tornou um dos mais influentes cineastas dos anos 50, com seu estilo extravagante, marcado pelo uso do Tecnicolor de cores fortes e explosivas (fotografia de Russell Metty). Sirk é reconhecido pela utilização de técnicas do melodrama, como música abundante (tem até peças de Franz Liszt - "Consolação Nº 3 em Dó Maior", e Johannes Brahms - "Sinfonia Nº 1" -, emoções ilimitadas e lágrimas para emocionar o público, atingindo-o diretamente no coração.
Em 1974, Rainer Werner Fassbinder homenageou Sirk com o filme "O Medo Devora a Alma" (Fear Eats the Soul); em 2002, Todd Haynes faz referência a "Tudo o Que o Céu Permite" com "Longe do Paraíso" (Far From Heaven), e o espanhol Pedro Almodóvar, no mesmo ano, com "Fale Com Ela" (Hable Con Ella).

Nenhum comentário: