Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O bom e velho coringa da decoração


A madeira sobreviveu ao tempo e às fases da decoração, 
sempre se reinventando e sem jamais perder seu lugar nos lares. 
A tendência da vez é o uso do material como revestimento 
de paredes em ambientes nobres

Para esta sala de jantar, a arquiteta Renata Basques optou por painéis de madeira que camuflam as portas do ambiente, criando um visual mais discreto e elegante.
Foto: Gustavo Xavier
Uma das sugestões de Renata Basques, é aplicar na parede o mesmo tipo de madeira que aparece em móveis do ambiente. Neste caso, a profissional optou por fazer um jogo de nuances com a madeira freijó em acabamentos distintos.  
Foto: Gustavo Xavier
Neste projeto, a arquiteta Estela Netto especificou, para a parede e teto, a madeira Lambri o que proporcionou ainda mais aconchego ao espaço.
Foto: Daniel Mansur
Neste quarto, a arquiteta Marina Dubal revestiu parte das três paredes com lâmina de madeira natural. Tal recurso proporcionou um pano de fundo neutro para que os demais elementos da decoração se destacassem
Foto: Henrique Queiroga

A madeira nunca sai de moda. Clássica, ela é elemento importante na composição do decor de diversos ambientes, tornando-os mais bonitos e elegantes. Além de aquecer os espaços, esse material produz a sensação de aconchego. A essas qualidades, juntam-se outras quando a madeira é empregada como revestimento de paredes, o que torna seu uso praticamente uma regra aos que procuram personalização em grande estilo.
"O apelo estético da madeira é forte e nos remete à tradição de luxo brasileira. Ela é sinônimo de brasilidade", conta a arquiteta Estela Netto. Para Marina Dubal, arquiteta do escritório DAD Arquitetura, esse material possui características que outros não possuem, por isso, é o revestimento de parede mais indicado para quem não abre mão de sofisticação. "A textura de um elemento natural, como a madeira, proporciona um pano de fundo neutro para qualquer decoração. A durabilidade também é significativamente superior a qualquer revestimento sintético", esclarece a profissional.
Atualmente, no mercado de arquitetura e decoração, existem tipos de madeiras que são mais especificadas para revestir paredes. Marina conta quais são: "No momento, a tendência é usar o compensado revestido por lâminas de madeiras naturais, nacionais e importadas, como carvalho, nogueira, peroba, pau ferro, entre outras possibilidades". A arquiteta destaca ainda que os tons mais utilizados são os de café, mel, palha e os ebanizados. Estela completa: "O importante é combiná-los com cores claras e vegetação natural. Cai muito bem, não tem erro".
A arquiteta Renata Basques, que também é adepta ao uso da madeira como revestimento, faz algumas sugestões sobre as formas de aplicação do material. "Em um dos meus projetos de sala de jantar, por exemplo, usei a madeira em toda a altura da parede, camuflando as portas. O resultado ficou sóbrio e discreto, permitindo que o restante da decoração se destacasse". 
"Já para um outro projeto de sala de estar, fiz um jogo de nuances. Como especifiquei para o ambiente bancos de freijó tonalizado e mesa de centro de freijó natural, optei por propor para a parede o freijó lavado. O resultado dos dois projetos agradou em cheio",  encerra a arquiteta.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Nenhum comentário: