Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Entrevista de José Ronaldo na revista ADEMI Bahia: Mercado imobiliário impulsiona crescimento de Feira de Santana


COM UMA ECONOMIA EM FRANCO CRESCIMENTO, EM PARTE ALAVANCADA PELO GRANDE POTENCIAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO, FEIRA DE SANTANA É UMA DAS CIDADES ONDE A ADEMI ACABA DE LEVAR SEU PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO, INTERMEDIANDO O ESTREITAMENTO DE LAÇOS ENTRE O PODER PÚBLICO E O EMPRESARIADO, A ASSOCIAÇÃO ESPERA CONTRIBUIR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SETOR NA CIDADE.
CONFIRA, A SEGUIR ENTREVISTA COM O PREFEITO DE FEIRA DE SANTANA, JOSÉ RONALDO DE CARVALHO, 62 ANOS, ELEITO PELA TERCEIRA VEZ.
Fundada em 1833, Feira de Santana, distante 108 quilômetros de Salvador, é a 2º cidade mais populosa do Estado, com 568. 099 habitantes, segundo dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2012. Com área de 1.337,993km2, a cidade se tornou, ao longo dos últimos anos, um polo do setor imobiliário, atraindo a vinda de novas empresas da construção civil pro município, gerando mais emprego e renda. Essa atração de construtoras e incorporadoras se deve às suas características geográficas com terrenos planos favoráveis às construções, mas, sobretudo aos índices econômicos que impressionam. De acordo com dados do IBGE, divulgados em 2010, Feira possui um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 7,4 bilhões, ocupando a 73ª posição no país, sendo o maior do interior do Nordeste, o que traduz a escala de desenvolvimento de sua economia.
Tanto que chamou a atenção de outros estados, tendo sido eleita pela revista Gazeta Mercantil a cidade mais dinâmica do país acima de 550 mil habitantes, e destacada pelo jornal Folha de Londrina como uma das três cidades que mais crescem no Brasil. Esse crescimento é notório. O segmento imobiliário, por exemplo, tem alavancado a economia feirense com a construção de novos empreendimentos, mais afastados do centro, como condomínios, prédios e conjuntos habitacionais. Diante desse cenário, a ADEMI-BA está trabalhando na promoção do desenvolvimento sustentável do setor na cidade através de sua profissionalização, da institucionalização do relacionamento com o poder público e o empresariado; e da possibilidade de discussão de um arcabouço jurídico que crie meios para que o mercado imobiliário de Feira de Santana possa se desenvolver de maneira segura.
ADEMI-BA - Como o senhor avalia o potencial e o desenvolvimento do mercado imobiliário de Feira de Santana? O segmento tem crescido de modo significativo para a economia da região?
José Ronaldo Carvalho - Avalio como uma das molas propulsoras do desenvolvimento de Feira de Santana. O segmento mercado imobiliário, sem dúvida, é um dos responsáveis pelo crescimento econômico que Feira de Santana tem experimentado nos últimos 15 anos.
ADEMI-BA - Como enxerga um novo planejamento para Feira de Santana no que diz respeito à expansão imobiliária, crescimento urbano e novos vetores de moradia?
José Ronaldo Carvalho - O nosso Governo está adotando várias medidas, entre novas leis e decisões administrativas, com o objetivo de nortear e disciplinar essa expansão imobiliária no município. Este ano, a Câmara aprovou projeto do Executivo propondo novas delimitações dos perímetros urbano e rural. Outro projeto também aprovado viabiliza a expansão do Centro Industrial do Subaé ao longo da BR-116 Norte; áreas no entorno do Aeroporto João Durval Carneiro estão agora protegidas, por lei, para que não tenhamos problemas nos investimentos que vão torná-lo um equipamento maior, com vôos domésticos e nacionais, funcionando como uma alternativa ao aeroporto de Salvador. Estamos, junto à Universidade Estadual de Feira de Santana, em estudo para atualização do nosso Plano Diretor. E todo conjunto residencial construído no município, seja pelo programa Minha Casa, Minha Vida, seja por outra iniciativa, terá que dispor de infraestrutura de serviços públicos em seu redor.
ADEMI-BA - Qual seria a contribuição da ADEMI-BA neste contexto?
José Ronaldo Carvalho - A ADEMI, como uma entidade que congrega os empreendedores do mercado imobiliário na Bahia, constitui em uma importante parceira do Governo. Contamos com a ADEMI na organização do segmento imobiliário e, especialmente, na condução deste relacionamento que pretendemos intensificar com o setor. Funciona como interlocutor do empresariado com a administração.
ADEMI-BA - O que o senhor achou da iniciativa da ADEMI-BA em priorizar sua atuação junto aos municípios baianos? Assim como aconteceu com Salvador, essa colaboração ajudará a profissionalizar o mercado imobiliário de Feira?
José Ronaldo Carvalho - O interior do Estado, como todos sabem, ganhou um novo impulso no segmento imobiliário nos  últimos anos. Observe-se, por exemplo, que Feira de Santana conta com um mercado efervescente, que tanto produz empreendimentos quanto gera postos de trabalho. Foi-se o tempo em que praticamente todo o movimento do setor girava em torno da capital. Portanto, a presença da ADEMI nos municípios, com muito mais força, não é apenas uma necessidade, mas um dever dos seus dirigentes.
ADEMI-BA - Sendo o segmento imobiliário extremamente importante para o crescimento da economia das cidades, quais os planos que o senhor tem para este setor?
José Ronaldo Carvalho - A atuação governamental é imprescindível em todos os investimentos do setor privado, quer seja em incentivos fiscais coerentes e justos, quer seja na criação de leis que possam contribuir com a disciplina e organização dos empreendimentos. Em resposta anterior elencamos uma série de medidas adotadas com essa finalidade. E assim continuaremos a proceder. Temos uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico atenta às reivindicações e necessidades do setor e estamos à disposição, sempre, para o diálogo.
ADEMI-BA - Seu governo possui ações voltadas para a requalificação das áreas urbanas de Feira de Santana?
José Ronaldo Carvalho -Temos um amplo programa de requalificação das áreas urbanas de Feira de Santana. Recentemente, anunciamos a realização de obras de pavimentação em cerca de 200 ruas da cidade. Teremos a construção de 150 salas de aula, que vão acolher aproximadamente 10 mil novos alunos no ensino fundamental e novas unidades de saúde. Tudo isto contemplando principalmente áreas que nos últimos anos sofreram transformações motivadas pela construção de conjuntos habitacionais. E anunciamos o BRT, um novo e moderno sistema de transporte urbano, em um investimento de mais de R$ 90 milhões.
ADEMI-BA - A Prefeitura possui algum pacote de incentivos fiscais para atrair a vinda de grandes construtoras para a cidade?
José Ronaldo Carvalho - Temos uma legislação em vigor que já contempla não apenas o mercado imobiliário, mas também os setores da indústria e do comércio, com incentivos que são justos e necessários para estimular os investimentos. Esses incentivos, certamente, têm levado muitas empresas a optar por se instalar no nosso município.
Fonte: Revista ADEMI Bahia

Nenhum comentário: