Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Professora Nena: "Memória e gratidão"



Assim pode-se descrever a Sessão Pública da Academia de Educação de Feira de Santana realizada na terça-feira, 24, no Auditório da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, quando aconteceu a apresentação da Vida e Obra da Profa. Valdemira Alves de Brito. A apresentação foi feita pela titular da Cadeira, professora Tecla Dias de Oliveira Mello.
Cerca de 180 crianças da Escola Ruy Barbosa e outras 60 da Escola Municipal Valdemira Alves de Brito deram um brilho todo especial à solenidade, que também contou com ilustres presenças de pessoas que conviveram com a homenageada, alunos e professores de ontem e de hoje, diretores e representantes de algumas escolas, além dos membros da Academia de Educação de Feira de Santana.
A professora Tecla, com sua experiência na área da pedagogia, soube agregar o passado ao presente, levando todos a viajar na história,  recordar os feitos, o jeito especial e a capacidade da professora Nena, ao tempo em que se reportava ao momento atual da Escola Ruy Barbosa, sua proposta pedagógica e seus avanços. Os alunos tiveram participação ativa, cantando para a plateia a música "Depende de nós", de  Ivan Lins  e o Hino à Escola Ruy Barbosa.
Vale destacar os depoimentos que fizeram parte da apresentação, por  professores e alunos de ontem e de hoje, fazendo da solenidade um momento rico de valorização  e de reconhecimento ao trabalho de  uma mestra que viveu além do seu tempo e que, ao longo dos 53 anos de prática educativa, soube gerir a Escola Ruy Barbosa e  enfrentar as dificuldades da sua época, os preconceitos existentes em relação à profissionalização da mulher como professora, vivenciando mudanças e transformações na cidade e constituindo-se num agente importante de perpetuação da prática pedagógica e na formação de futuros cidadãos. Uma professora que, no seu tempo, conseguiu dar significado ao papel da mulher na sociedade, podendo ser considerada como um modelo de educadora.
Ao concluir sua apresentação, a professora Tecla Mello deixou como mensagem o pensamento de Bertold Brecht: "Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma".
Fonte: Academia de Educação de Feira de Santana 

Nenhum comentário: