Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Cuíca de Santo Amaro - O Poeta Mais Temido da Bahia" deve entrar em cartaz no Orient Cineplace




O filme documentário de longa metragem"Cuíca de Santo Amaro - O Poeta Mais Temido da Bahia" deve entrar em cartaz nesta sexta-feira, 30, no Orient Cineplace, no Boulevard Shopping, em Feira de Santana. Até o final de novembro, o filme será exibido em outras dezenas de cidades do interior, cobrindo todas as regiões da Bahia.
O documentário, dirigido por Joel Almeida e Josias Pires (Foto: Divulgação) - que trabalhou em Feira de Santana, no extinto jornal "Feira Hoje" -, sintetiza a pesquisa realizada a partir de relatos orais de 50 pessoas que tiveram algum tipo de contato com Cuíca e de cerca 300 folhetos - os livrinhos de histórias, como foram chamados na sua época - e traz imagens de arquivos de Salvador e do Recôncavo. O filme utiliza também recursos de animação, inspirados num encontro do escritor Orígenes Lessa com o trovador repórter, ocorrida no dia 10 de junho de 1955.
Algumas das imagens de época pesquisadas eram inéditas, como trechos filmados sob a coordenação de Alceu Maynard de Araújo, em 1947, encontradas na Cinemateca, SP. O filme valeu-se particularmente dos estudos feitos por Edilene Matos, Mark Curran, de precisas indicações do poeta Carlos Cunha e de todos os que compartilharam suas memórias e sentimentos da época.
Concluído em janeiro de 2012, "Cuíca"  foi selecionado para o 17º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade (duas exibições no Rio de Janeiro e duas em São Paulo); V Festival do Cine Latino-americano e Caribenho de Margarita (Venezuela); Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Arquivo Nacional, RJ; 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, MG; 3º Cachoeira Doc; VIII Cine Futuro (avant-première em Salvador) e projeto Cinema no Telhado, Luanda Angola/Instituto Goethe.
Realizado com o patrocínio de edital do Programa Petrobras Cultural,  o filme teve o projeto de difusão e exibição na Bahia patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado, a partir de edital setorial do audiovisual de 2012 promovido pela Fundação Cultural /Secult.
Cuíca
Cuíca de Santo Amaro  nasceu José Gomes no dia 19 de março de 1907, no bairro da Mouraria, segundo registro civil feito por ele próprio, já aos 50 anos de idade. Trovador maldito da poesia popular do Brasil, personagem controvertida, produz entre 1930 e 1963 cerca de mil títulos de livros de histórias, nome que dá aos folhetos que só depois passaram a ser conhecidos na Bahia como literatura de cordel. Morreu em 23 de janeiro de 1964.
É consagrado como o maior o trovador da Bahia por Jorge Amado, que faz dele  personagem dos romances "Pastores da Noite" e "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" e destaca seu trabalho no livro "Bahia de Todos os Santos, Guia de Ruas e Mistérios": "Cuíca de Santo Amaro é uma organização: escreve seus versos, manda imprimi-los, desenha ele mesmo os cartazes de propaganda que conduz sobre os ombros, vende folhetos com os poemas e canta os melhores versos para atrair a freguesia”
Cuíca inspira Dias Gomes a criar o personagem Dedé Cospe-Rima na peça de teatro que, reapresentada pelo cinema, leva Anselmo Duarte a ganhar a Palma de Ouro em Cannes, com o filme "O Pagador de Promessa (1962). No filme, Cuíca é vivido pelo ator Roberto Ferreira, que criou personagem famosa da Bahia de Cuíca, conhecida como Zé Coió. Um ano antes é o próprio Cuíca de Santo Amaro quem faz a abertura e encerra o filme "A Grande Feira" (1961), de Roberto Pires.
Ficha técnica
Direção - Joel de Almeida e Josias Pires
Produção Executiva - Adler Paz, Bau Carvalho e Lula Oliveira
Direção de Arte - Ian Sampaio
Montagem - Bau Carvalho
Direção de Produção - Luciana Freitas e Marise Berta
Direção de Fotografia - Paulo Hermida
Direção Musical - Tuzé de Abreu
Som direto - Rodrigo Alzueta e Napoleão Cunha
2012 - Duração: 75 minutos

(Com informações de Josias Pires)

Nenhum comentário: