Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 27 de julho de 2013

Visão de "O Garoto Selvagem"



Na manhã desta sábado, 27,a visão no Tele Cine Cult, de "O  Garoto Selvagem" (L'Enfant Sauvage), um filme francês de François Truffault, 1969, baseado em livro de Jean Itard (1774-1838), sobre um médico francês que se torna responsável pela educação de uma criança selvagem.
Cantão de São Sernin, França, 1798, final do século XVIII, depois que uma camponesa se assusta com algo na floresta, três caçadores acham um menino. Ele nunca teve contato com a sociedade - provavelmente por ter sido abandonado ainda criança -, não anda como um bípede, nem fala, lê ou escreve. 
Resgatado com cerca de doze anos de idade, passa a ser objeto de estudo do professor Itard (François Truffault)  ávido pelo conhecimento da condição humana. 
O menino é chamado de Selvagem de Aveyron e vira objeto de curiosidade popular. Depois recebe o nome de Victor (Jean-Pierra Cargol). Em Paris, os estudos para determinar seu grau de inteligência e ver o comportamento da mentalidade de alguém que foi privado desde criança da educação. Itard começa a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos poucos obtém resultados.
O filme mostra que o homem é formado pelo meio em que vive.

Nenhum comentário: