Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Lembrando o Cine Santana




Fachada do Cine Santana

Ilustração de Juraci Dórea do Cine Santana, no livro "O Lobisomem de Feira de Santana" de Fernando Ramos, lançado em 2002


"Cine-Teatro Santana, que me faz sonhar, 
outrora com bandidos roubando a minha coleção de selos 
e com certa lourinha mordendo-me a ponta do nariz!" 

Há 93 anos, num 24 de maio, a inauguração do Cine-Teatro Santana, a partir da fusão do Cinema da Vitória e o Teatro Santana. O espaço passou a ser utilizando tanto para as exibições de filmes, quanto para os espetáculos teatrais, musicais e literários. Era situado na antiga rua Direita, atual rua Conselheiro Franco, numa área que pertencia à Santa Casa de Misericórdia.
Antonio Moreira Ferreira, Antonio do Lajedinho conta:
"(...) Tendo na frente uma porta larga que servia de entrada para a sala de espera, mais duas portas de frente, para saída, e duas bilheterias entre as portas. Ainda na frente existiam três janelas na parte alta, no mezanino, que, com advento do cinema, foram fechadas as laterais e transformadas em seteiras. A central onde foi instalada máquina de projeção. (...) A parte interna era mobiliada com cadeiras, tendo uma divisão na parte próxima do palco."
Quanto às exibições de filmes e séries, foram apresentados aqueles que tinham a participação de atores renomados no período, como Buck Jones, Buster Keaton, Charles Chaplin, Douglas Fairbanks Jr., Rodolfo Valentino, Tom Mix, entre outros. Filmes como "Tarzan, O Homem Macaco" (Tarzan of the Apes), de Scott Sidney, 1919, com Elmo Lincoln; "O Garoto" (The Kid), de e com Charles Chaplin, 1921; "O Filho do Sheik" (The Son of the Sheik), de George Fitzmaurice, 1926, com Rodolfo Valentino e Vilma Banky; "A General" (The General), de e com Buster Keaton, 1926; "Cavalheiro Amador" (The Amateur Gentleman), de Thornton Freeland, 1936, com Douglas Fairbanks Jr. e Elissa Landi;  "Flash Gordon"  (Flash Gordon), de Frederick Stephani, 1936, com Buster Crabbe e Jean Rogers;"As Aventuras de Sherlock Holmes" (The Adventures of Sherlock Holmes), de Alfred L. Werker, 1939, com Basil Rathbone e Nigel Bruce; e muitos outros.
Os espetáculos musicais ficavam a cargo das filarmônicas - Vitória,  Euterpe Feirense e 25 de Março  -  que faziam sarais, além cantores de fora que animavam a noite feirense com diversos ritmos. A poetisa e musicista Georgina Erismann, criadora do Hino à Feira, por várias vezes se apresentou no espaço. Em 1919, quando da passagem do Circo Belga pela cidade, foi realizada uma exibição da trupe belga Leb Alberts e "seus cães sábios".
Além de um espaço de lazer, o Cine-Teatro Santana foi palco de grandes eventos políticos, como a conferência de Rui Barbosa, quando de sua visita a Feira de Santana, em 25 de dezembro de 1919
Eurico Alves Boaventura no poema "Cinema" (trecho no início deste texto), destaca que o cinema era um espaço para se sonhar.
Antonio do Lajedinho diz mais que a platéia se entusiasmava com as exibições dos filmes: "a rapaziada fazia questão de ocupar as gerais, porque ali todos aplaudiam batendo o acento da cadeira e gritando a cada castigo que o mocinho aplicava no bandido."
Ao piano, Anita Novais executava ritmos compatíveis com as cenas exibidas. As de amor eram acompanhadas com valsas. As de pancadaria, com fox-trot.
Durante muitos anos, até a década de 50, o Cinema Santana funcionou sem concorrentes.

2 comentários:

Geovane Mascarenhas disse...

Muito bacana conhecer um pouco mais sobre a história de Feira, estou em processo de pesquisa sobre fatos que marcaram a cidade da sua fundação até a década de 30. Quem tiver, encaminha por favor!

José Cerqueira disse...

Esse é que é o blog da Feira! Que outro dá uma nota preciosa como essa?