Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

João Durval defende energia solar como alternativa



O senador baiano João Durval (PDT) voltou a defender na manhã desta sexta-feira, 22, o uso da energia solar como alternativa para resolver dois grandes problemas: a insegurança energética e a pobreza do sertanejo. No primeiro caso ele sustenta que a energia solar resolve a questão da falta de água em represas, em função de secas prolongadas, como o que vem acontecendo. No caso do sertanejo, que ano após ano sofre com perdas de produção, ele acredita que a cessão de terras para a instalação das usinas solares pode ser uma solução definitiva na geração de renda.
No discurso, ele defendeu investimentos no setor de captação de energia do sol, abundante na região do semi-árido. Enumerou dados sobre a tecnologia e o interesse de várias empresas em investir no país. E fez um apelo ao Ministério das Minas e Energia, para garantir a compra dessa energia, viabilizando a implantação de projetos existentes.
A insegurança energética brasileira se dá basicamente pela diminuição nos níveis dos reservatórios das grandes hidrelétricas, em função de grandes estiagens. João Durval defendeu o uso da energia solar porque essa é uma alternativa que utiliza exatamente a extrema insolação observada nesses períodos. Como a seca e a baixa nebulosidade são características da região do semi-árido, ele defendeu que é aí que devem se instalar os projetos de captação.
No final o senador baiano foi aparteado pela senadora gaúcha Ana Amélia Lemos. Ela agradeceu a referência, no discurso, a uma usina termelétrica, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que estava desativada e teve que voltar a funcionar emergencialmente, usando gás da Argentina justamente em função da seca de 2012. Ana Amélia elogiou a preocupação do senador baiano com a questão energética.
João Durval encerrou defendendo o produção de energia limpa e fazendo um apelo ao Governo Federal para que realize leilão específico e fomente a "implantação de usinas de a geração de energia solar, especialmente, no semi-árido nordestino, o mais rapidamente possível".
(Com informaões de Silvio Romero, da Assessoria do Senador João Durval Carneiro)

Nenhum comentário: