Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CAU/BA vai homenagear Oscar Niemeyer no Dia do Arquiteto




O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) vai fazer uma homenagem a Oscar Niemeyer em solenidade que vai celebrar o Dia do Arquiteto, no sábado, 15, quando ele completaria 105 anos. Além de levar a arquitetura brasileira para o mundo, Niemeyer foi fundamental para a criação do conselho, uma luta da categoria que durou mais de 50 anos.
Para homenagear o gênio da arquitetura brasileira, o CAU/BA estará promovendo um painel sobre "O Papel Social da Arquitetura na Atualidade" com a participação dos arquitetos e urbanistas Zezeu Ribeiro, Ângela Gordilho, Luís Antônio de Souza e a presença de profissionais de todo Estado da Bahia. O evento está programado para o anfiteatro da antiga Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus, a partir das 9 horas.
De acordo com o presidente em exercício do CAU-BA, Guivaldo d'Alexandria  Baptista, não há homenagem melhor a Niemeyer do que uma reflexão sobre o "Papel Social da Arquitetura", " já que a sua vida esteve pautada no profissionalismo e nas questões sociais. Um homem que tinha compromisso com a vida", diz Guivaldo, lembrando que além das comemorações pelo Dia do Arquiteto, o evento celebra também o primeiro ano do Conselho.
A criação do CAU é fruto de uma luta de décadas que teve em Oscar Niemeyer uma das lideranças. Todos os abaixo-assinados organizados na época, em favor da criação de um conselho próprio tiveram a assinatura dele na primeira linha. Niemeyer cedeu os direitos de imagem para a campanha de divulgação da carteira de identidade profissional do Conselho, que será lançada na próxima semana.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, que regulamenta o exercício da profissão no país. A fundação ocorreu um ano depois, em 15 de dezembro de 2011. A função do conselho é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em território nacional. Até então, os arquitetos brasileiros eram representados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelos conselhos estaduais.
Para dimensionar a categoria no país, o CAU-BR está finalizando o cadastro de todos os arquitetos e urbanistas. A entidade estima que somem aproximadamente 100 mil profissionais. Na Bahia, são 4.184 arquitetos, sendo que 3.363 estão na capital e Região metropolitana e 821 profissionais atuando no interior do Estado.
(Com informações de Neire Matos, da Assessoria de Comunicação do CAU/BA)

Nenhum comentário: