Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ACM Neto faz discurso de despedida da Câmara



Vídeo do discurso no link:  


O deputado ACM Neto (Democratas) fez na tarde desta quarta-feira, 12, seu discurso de despedida da Câmara Federal. Para um plenário lotado de parlamentares, amigos e familiares, Neto, que vai renunciar ao terceiro mandato consecutivo na Casa para assumir a prefeitura de Salvador, prestou contas da atuação sempre combativa e em defesa dos interesses dos brasileiros e baianos e se emocionou ao citar um trecho da "Canção da América", de Milton Nascimento.
"Quero dizer a todos os senhores e senhoras que este plenário, na verdade, virou uma parte da minha vida. Todos sabem o quanto eu me realizei, nesses quase dez anos, encaminhando votações, debatendo matérias, falando pela liderança. Todos sabem que aqui, juntos, e tenho muitos colegas que começaram comigo no ano de 2003, nós escrevemos história nesse período", disse ACM Neto.
O democrata, que sempre manteve a coerência e respeitou a decisão do eleitor baiano, sendo oposição responsável ao Governo Federal nos dez anos de mandato, lembrou dos momentos de vitória e derrota em plenário, sempre com "o sentimento de dever cumprido, da consciência cívica, do espírito democrático". "Se hoje eu tenho muito a agradecer ao povo de Salvador por ter confiado em mim no último dia 28 de outubro e ter me concedido o direito de ser seu prefeito, quero dividir esta alegria com a Casa, porque, muito do que aprendi na política, aprendi aqui dentro".
ACM Neto disse que a Câmara foi para ele "uma universidade da política". Ele destacou algumas lutas, como a defesa de um salário mínimo mais justo, das bandeiras sociais, das políticas de inclusão dos portadores de necessidades especiais e distribuição de renda, das batalhas por mais recursos para a região Nordeste e pela redução da carga tributária. 
"A luta sempre presente no meu partido contra a carga tributária, defendendo a redução de impostos, sendo que aí nós tivemos uma vitória não só no debate político, mas uma vitória também no painel, porque conseguimos acabar com a CPMF. E depois, no ano seguinte, já como líder, travei aqui uma frente que se opôs à reedição da CPMF, naquele momento denominada CSS, sempre olhando o contribuinte, sempre olhando a necessidade de abrir espaço para mais investimentos e para que a economia brasileira possa ser cada vez mais dinâmica", lembrou, citando também a luta pela aprovação da Emenda 29, que garantiu mais verbas para a saúde..
Municípios e crises
 ACM Neto destacou ainda a bandeira municipalista que sempre encampou como deputado. "Eu faço um apelo a esta Casa e ao Poder Executivo: que dêem sequência, mesmo que de maneira fatiada, à aprovação de medidas tributárias que permitam uma melhor equalização dos entes federativos".
ACM Neto salientou que sempre fez uma oposição responsável, o que ficou claro quando a oposição ajudou o governo nas medidas contra as crises econômicas que abateram o Brasil nos últimos dez anos. O mesmo em relação ao combate à violência. "Quantos projetos discutimos e votamos neste período para garantir a redução da violência e da criminalidade no Brasil, inclusive aperfeiçoando e melhorando a legislação penal do nosso país?", disse.
"Isso para não falar da defesa sempre apaixonada que fiz, desta tribuna, do meu estado, a minha querida Bahia, chamando a atenção, às vezes, para temas que eram locais, mas que precisavam ganhar relevo e destaque no plano nacional, e sempre, sempre, mas sempre pedindo a atenção do governo, dos governantes e desta Casa para as necessidades da minha querida Bahia", acrescentou.
Ética e liderança 
 A luta contra a corrupção também foi destacada por ACM Neto, que foi subrelator da CPI dos Correios, responsável por desvendar o escândalo do mensalão. “Chamo a atenção para a participação que tive como membro e subrelator da mais importante Comissão Parlamentar de Inquérito da história recente deste país: a CPMI dos Correios, que foi um marco na história deste país e que mostrou ao Brasil, agora corroborada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que a impunidade não prevalece neste país e que há um avanço permanente das instituições democráticas”.
Neto afirmou que, com essa postura, ganhou a confiança dos colegas, a ponto de ter sido eleito, em 2009, vice-presidente e corregedor da Câmara. Ele fez um agradecimento especial aos colegas de partido, que fizeram de Neto líder do Democratas por três vezes. Além disso, o deputado foi o líder mais jovem da história do partido.
ACM Neto lamentou, no entanto, que deixa a Câmara sem realizar alguns sonhos, a exemplo da aprovação da reforma política. "As distorções do sistema político brasileiro saltam cada vez de maneira mais nítida aos olhos de nós políticos. E a maior vítima desse sistema somos nós políticos. E eu deixo aqui um apelo a esta Casa: que não deixe morrer a possibilidade de discussão e votação de uma reforma política ampla, de uma reforma política que altere profundamente o sistema político nacional".
Homenagem a ACM 
Na presença emocionada do pai, Antonio Carlos Júnior, que acompanhou o discurso no plenário, ACM Neto homenageou o avô, Antonio Carlos Magalhães. "O senador Antonio Carlos Magalhães foi presidente do Congresso Nacional e deputado federal. É interessante observar que ACM deixou a Câmara dos Deputados aos 39 anos de idade para assumir o cargo de prefeito de Salvador. O destino, às vezes, reserva-nos algumas surpresas, algumas coincidências. Eu deixo a Câmara dos Deputados agora também para assumir o meu primeiro cargo no Executivo, que é a Prefeitura de Salvador", frisou.
"Com ACM aprendi algumas coisas, chamo a atenção para duas delas: primeiro o seu amor pela Bahia, o seu amor pelo povo baiano, a sua luta apaixonada na defesa dos interesses do seu estado, às vezes, brigava, mas, como ninguém soube incorporar o espírito do baiano, fazendo aquilo sua razão de vida. ACM, mesmo sendo uma pessoa que despertava amores e, do outro lado, contestação, possuía muito espírito público. Exerceu os seus mandatos pensando na sociedade, pensando no cidadão, pensando no Brasil", complementou.
Prefeito de Salvador 
ACM Neto encerrou o discurso afirmando que, daqui a quatro anos, possa concluir o mandato de prefeito com "a consciência tão tranqüila como estou concluindo hoje um período de dez anos na Câmara dos Deputados”. Primeiro, é o sentimento do dever cumprido, depois, a consciência de que dei o meu melhor, nem sempre acertei, cometi erros, inclusive, da tribuna desta Casa. Mas, no entanto, a busca sempre foi de defender os mais elevados interesses do Brasil".
"Eu vou assumir uma tarefa dificílima, Salvador, minha querida cidade, vive um dos momentos mais complicados da sua história. Nós não vamos conseguir resolver tudo da noite para o dia, mas eu sei que com determinação, com trabalho, com perseverança, com compromisso público e, sobretudo, com a paixão pela política, chegaremos lá", ressaltou ACM Neto, que terminou o discurso citando um trecho da "Canção da Américo", de Milton Nascimento.
"Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração (...) Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não (...) Pois seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar (...) Todos os dias, meus amigos, nós vamos nos encontrar", citou ACM Neto, emocionado, pouco antes de convidar os deputados a visitá-lo em Salvador.
(Com informações de Assessoria de Comunicação)

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte Neto!

Mariana disse...

Pena eu não tenha podido ouví-lo, hoje. Pelo visto foi um discurso e tanto, como sempre. Tenho plena convicção de que ACM Neto será um grande prefeito. Bom ter êle se lembrado do avô, sua inspiração, certamente.
Sucesso prá êle!!