Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 25 de novembro de 2012

Festival de Filarmônicas: Quase 200 músicos no palco e execução de 52 peças


Na noite de sábado, 24, o encerramento com "chave de ouro" do II Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, realizado pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense. A Banda de Música da Sexta Região Militar, de Salvador, e a Filarmônica Terpsícore Popular, de Matagogipe, se apresentaram no Teatro Frei Félix de Pacatuba, no Centro Comunitário Ederval Falcão, com repertório que arrancou aplausos da plateia.
A Banda de Música da Sexta Região, com 30 músicos executantes, sob a regência do sub-tentente Jairo executou "In the Stone", da Earth, Wind & Fire, como tema de abertura; na seqüência, o samba "Na Baixa dos Sapateiros", de Ary Barroso, com arranjo de Jorge Cerdeira; "Colorir Papel", de Jamil e Uma Noites, com arranjo do sargento Israel; "Flôr de Lis", de Djavan, com arranjo do sargento Vladimir; "Meu Ébano", de Neném e Paulinho Resende, como arranjo do sargento Vladimir; a marcha "Czardas", de Vitorio de Monti; o dobrado "Aviação Embarcada", de João Nascimento. Encerrando a brilhante apresentação, foi tocada e entoada com garbo e vibração da banda, a "Canção do Exército", de Alberto Augusto Martins e Teófilo de Magalhães, com uma mensagem de civismo, patriotismo e brasilidade. A platéia de pé acompanhou a execução.
Depois, encerrando o evento, apresentação da Filarmônica Terpsícore Popular, de Maragogipe, de 132 anos, com 33 músicos e sob a regência do maestre Roque Adson. A abertura foi com a marcha concertante "As Ninfas do Amor", de Matias Almeida; seguida do dobrado "Tusca", em homenagem a Estevam Moura; a polaca "Dois Gigantes", de Ingayara Índio; o pot pourri "Flash Sonoro", de José Menezes; "From Rússia With Love", de John Barry, tema musical de "Moscou Contra 007", segundo filme da série sobre James Bond; o dobrado "O Rebate", de Heráclio Guerreiro, a suíte "Esmeralda", com arranjo de Antônio Menezes; a fantasia "Ibutirama", em homenagem a Tertuliano Santos; e encerrando com a execução do Hino à Feira, de Georgina Erismann, com a platéia de pé e aplaudindo calorosamente.
Balanço
Fazendo um balanço do II Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão, a participação de sete entidades, com quase 200 músicos integrantes no palco. Foram executadas 52 peças musicais, incluindo dobrados, fantasia, marchas, suítes, valsa, arranjos, música popular brasileira, tema de filme, música natalina, músicas americana, espanhola e inglesa. Ocorreram, mais que justificadamente, as repetições da marcha "Constelação"  e do dobrado "Tusca", ambas de Estevam Moura, da fantasia "Ibutirama", de Tertuliano Santos; e do Hino à Feira, de Georgina Erismann, que abriu e fechou a festa musical de qualidade.
A Fundação Senhos dos Passos, através de seu presidente Antônio Ulisses Magalhães e diretoria, afirma que a realização da terceira edição do festival em 2013 está garantida, assim como outros projetos envolvendo filarmônicas.

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom essa matéria no blog só que entre os generos musicais tivemos também a execução de polaca de é um genero específico do estado da Bahia.