Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Réquiem para o Cine Jandaia


O Cine-Teatro Jandaia, em Salvador, fez parte da infância e puberdade de muitos baianos. Foi inaugurado no dia 3 de julho de 1931 e foi logo denominado "O Palácio das Maravilhas", por seu valor artístico, que encantou a população de Salvador no início da época de ouro do cinema falado, por sua expressiva arquitetura exterior em estilo arquitetura déco e, principalmente, por seu interior referenciado em composição híbrida de elementos déco e inserções ecléticas de estuques com o dominante florão no teto. Destaque para o colorido "vitraux" com esvoaçante figura feminina emergindo de uma flor e apoiando em sua mão direita um pássaro que,em língua tupi, é denominado Jandaia. Este painel vítreo encontrava-se normalmente coberto por espessa cortina para impedir a passagem da luz multicolorida nas sessões diurnas de cinema.
"Nessa belíssima casa de espetáculos assisti excelentes filmes e peças teatrais. É muito triste para a Bahia perder o espaço", lamenta um habituê. "Isso é fruto da insensatez coletiva e da desumanidade que impera na Bahia! É incrível como aqui se esmera em crescer para baixo como rabo-de-cavalo. Mais do que o sentimento de pena, o que prevalece em mim é o sentimento de desprezo: seja pelos líderes por não educar a população sobre a importância de preservar o passado; seja pela própria população (e aqui me incluo) ao não levantar a bandeira da revolta. E assim continuará a desconstrução da Bahia... O Jandaia eu não conheci, mas depois dele foram embora todos do cento da cidade", diz Arthur Cataldi.
Veja o vídeo: Cine Jandaia

Nenhum comentário: