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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Na trilha da casa própria

A educação financeira, oferecida por algumas empresas do ramo imobiliário, contribui, e muito, para que o sonho da casa própria possa ser concretizado. Este processo analisa, entre outras coisas, o potencial de compra do cliente e os passos que ele deve trilhar para se manter no caminho certo
Segundo pesquisa do Data Popular, no país, 88% das intenções de compra de imóveis são das classes C,D e E. Esse panorama reflete o aquecimento do setor imobiliário e o maior poder de compra da classe econômica. Somados a esses fatores, a ajuda do governo federal com o programa "Minha Casa, Minha Vida" garante facilidades na hora de adquirir a tão sonhada casa própria. Essa porcentagem poderia ser ainda maior. Muitas pessoas não sabem que já podem adquirir o primeiro imóvel e sair do aluguel. Nesse caso, a orientação precisa e correta das imobiliárias pode fazer toda a diferença.
Segundo Leandro Palmeira, diretor da GIVE Imóveis, a empresa presta serviço de educação financeira para auxiliar o cliente e ajudá-lo a fazer a escolha correta, dentro do seu limite de crédito: "A primeira ação que fazemos com um novo cliente é a análise de perfil. Nessa etapa, detalhamos a sua vida financeira, profissional e familiar. Desta forma, conseguimos entender suas despesas, seu crédito e, ainda, direcioná-lo quanto ao imóvel que melhor atende as necessidades da família. Somente depois disso começamos a acompanhar o cliente mês a mês para que o mesmo mantenha uma constante de crédito", conta.
A orientação prestada pela Give Imóveis tem o objetivo de organizar a vida financeira dos clientes para que eles possam ter controle de gastos e de rendimentos, inclusive aqueles informais. "Muitos clientes não regularizam pequenas dívidas ou restrições por falta de informação. Além disso, é muito comum deixarem de pagar em dia suas contas por falta de controle e não por falta de recursos. Estes pequenos atrasos prejudicam o cliente em uma análise de crédito", explica Leandro.
A orientação correta do cliente quanto ao seu poder de compra é muito importante. Se a imobiliária fizer esse processo de forma equivocada, o candidato à compra do imóvel pode ficar até três meses, caso seu perfil não se encaixe com o estabelecido para participar do Programa Minha Casa, Minha Vida, sem poder efetivar a compra por meio da Caixa Econômica Federal. Então, se as empresas acompanharem de perto seus clientes, as chances de eles conseguirem adquirir a casa própria é muito maior.
O diretor da Give Imóveis salienta a necessidade e valor da educação financeira: "É muito comum clientes que nunca conseguiram realizar uma poupança alcançarem o sonho de adquirir o primeiro imóvel, por meio da educação financeira. Esse sistema possibilita que a pessoa conheça o potencial do salário ou renda".
"O imóvel para a Classe C e D é sinônimo de reconhecimento familiar, status e dignidade. Não é muito comum para estes clientes ter na família pessoas com casa própria. Em sua grande maioria moram de aluguel ou nos fundos da casa de algum parente", lembra Leandro.
Texto: Bárbara Camillo
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

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