Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A moda no Mercado de Arte Popular

Por Julia Oliveira

Olá gente, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a moda no Mercado de Arte Popular (MAP) de Feira de Santana. Antes de começar a falar sobre esse assunto, vou relembrar um pouco a vocês a história do Mercado Municipal, hoje Mercado de Arte Popular.
Criado como Mercado Municipal em 1914 pelo coronel Bernardino da Silva Bahia, com uma arquitetura neoclássica, abrigou por décadas o comércio de secos e molhados e principal ponto da grande feira livre que acontecia todos os sábados e segundas-feiras, reunindo os caboclos do sertão que negociavam os produtos nordestinos. Em 1976, quando Feira de Santana inaugurou seu novo entreposto comercial, o Centro de Abastecimento, o Mercado Municipal foi fechado. Em 1980, no governo do prefeito Colbert Martins da Silva, o Mercado Municipal sofreu uma reforma, mantendo a sua fachada arquitetônica, e foi transformado em espaço comercial e de cultura popular, de culinária colorida e saborosa, abrigando também um artesanato rico, ponto de encontro e apresentação de cordelistas e repentistas, além de outros produtos regionais e passou a se chamar Mercado de Arte Popular.
Relembraram?! Pois bem, como vocês puderam ver o Mercado passou por algumas reformas antes de ser isso que vemos atualmente, a única coisa que não mudou foi sua fachada, que foi preservada.
Então vamos ao que realmente interessa, a Moda nesse lugar que muitas vezes é esquecido por nós. Fui ao Mercado de Arte Popular procurar saber como a Moda influencia nas roupas artesanais e nos acessórios que são vendidos lá. Conversei com dona Rose que é proprietária de um box no Mercado há 20 anos, e ela nos contou que a principal influência dos produtos vendidos lá são os "hippies".
Isso mesmo, os hippies continuam lançando tendências. Algumas pessoas ainda cultivam esse estilo de vida, e isso é bem perceptível nas roupas, um estilo meio largado, com saias longas para as moças e camisas de saco para os rapazes, além de outros detalhes como pulseiras de couro, brincos de coco e chinelos de couro. O maior público do Mercado são os estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Dona Rose disse que esse pessoal é bem característico, e adora roupas soltinhas de tecido de algodão cru, assim como lenços e gorros pra galera que usa dread na cabeça. Outro público que fã do Mercado de Arte, é a galera do rock e do reggae. Em vários box podemos ver camisas de bandas como Slipknot, Iron Maden, Blink 182 entre outras, e nosso querido Bob Marley não podia faltar.
E fica a dica que dá para construir looks bem bacanas com camisas de banda tá gente?! Olha aí: Eu super usaria, e vocês?
E quem pensa que os lojistas de lá não seguem tendências, engana-se, afinal, branco é sempre branco, e batinhas estão sempre incluídas na coleção de qualquer estilista de Moda praia, e esses itens com certeza nunca faltam no Mercado de Artes. Lá você também pode encontrar vestidos soltinhos e coloridos, chapéus e bolsas de palha, chinelinhos bem charmosos de couro e de tecido, pulseiras e colares de coquinho e outros materiais artesanais, palitinhos de cabelo e outros acessórios pra a gente arrasar na praia ou no clube.
Olhem meu blusão de tricô (Foto: Reprodução) do Mercado! Dá para usar tanto no inverno, quanto no verão, basta saber coordenar as peças.
Minha dica é que fiquem de olho no Mercado de Arte Popular. Além de ser um lugar incrível e cheio de roupas lindas, é muito bom valorizar o que temos na nossa cidade!
Júlia Oliveira faz Comunicação Social na FAT

Um comentário:

Júlia disse...

Ebaaaaaaa! Outra publicação do Seleta no Blog Demais! Adorei! Obrigada Dimas!