Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Me expliquem, que eu quero entender: por que um partido sem votos como o PC do B tem tanta força no governo Dilma"

Por Ricardo Setti
Amigos, venho escrevendo e repetindo que, para mim, é incompreensível a força que tem no governo Dilma esse partido nanico e sem votos que é o PC do B.
Só na primeira linha do governo, manda no Ministério do Esporte desde o primeiro dia do lulalato, há quase nove anos - e ainda hoje estava lá, na reunião do Rio que acabou se tornando um desagravo ao ilustríssimo ex-presidente da Fifa João Havelange, o atual ministro, Aldo Rebelo, depois que o anterior, Orlando Silva, viu-se catapultado por um escândalo de roubalheira sob suas barbas.
Quem votou no PC do B?
Controla, também, a importantíssima Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o ex-deputado baiano Haroldo Lima, velho e ferrenho adversário do capitalismo, do lucro e do empresariado num posto em que é vital ter, para o bem do país, boas relações com a iniciativa privada.
E ocupa outras posições mais, mas fiquemos com essas duas.
Pois bem, intrigado há tempos, pedi a minha colaboradora no blog, a incansável Rita de Sousa, que levantasse o TSE quantos votos, afinal, teve o PC do B nas eleições do ano passado para que, fazendo parte da coligação que apoia Dilma, desfrute de tanto poder. Refiro-me a votos que contam, votos conscientes, na legenda, mesmo: os votos para deputado federal.
Sim, porque ninguém que tenha neurônios em ordem vai achar que os 7,7 milhões de votos atribuídos em São Paulo ao cantor Netinho para o Senado - sem que ele chegasse lá - possam ser considerados votos de "comunistas": ele era um dos dois candidatos de Lula ao Senado e fazia dobradinha com a ex-deputada, ex-prefeita e atual senadora Marta Suplicy, do PT.
O que vale para constatar a identificação dos eleitores com um partido, mais que outras, é a eleição para deputado federal.
Só 1,26% do eleitorado votou nos deputados do PC do B
Pois bem, entre os 111,1 milhões de brasileiros que votaram nas eleições do ano passado, entre 135,8 milhões de eleitores, sabem quantos votos foram para o PC do B?
Exatos 1.487.680.
Ou 1,26% do total.
O PC do B não recebeu um único voto para deputado na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, em Minas, em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, no Piauí e em Rondônia.
Tem, é verdade, dois senadores em 81 e 14 deputados entre 513.
Só 2 deputados com votação expressiva
Mas não tem votos! Conseguiu a maioria de seus deputados pulando no cangote do PT, em alianças, ou em alianças absurdas como a feita em São Paulo com o PR do cantor Tiririca, que levou para a Câmara o famoso Delegado Protógenes.
O partido não passaria pela "cláusula de barreira" existente em vários países democráticos - quem não tiver um mínimo de 5% dos votos, não pode fazer parte do Legislativo. Razão pela qual, aliás, juntou-se a vários outros pequenos partidos para opor-se ferozmente a esse importante e saneador item de qualquer reforma política decente que se queira promover.
Entre seus 14 deputados, só dois, apenas dois, obtiveram votação que pode ser considerada própria e significativa: Manuela D'Ávila, do Rio Grande do Sul (482.590) e Aldo Rebelo, de São Paulo (132.109).
E, no entanto, está lá, firme, no governo, com um naco importante do poder.
Me expliquem, que eu quero entender.
Fonte: "Política & Cia" Veja.com

Um comentário:

Mariana disse...

É isso que nos mata de raiva...não representam muitos brasileiros(menos de 1%), mas votam contra todos os brasileiros, à favor do governo petralha, seja lá para o que fôr. E ainda dizem que isto não é um balcão de negócios...e todos os cargos que conseguem, em troca?