Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Quando o Cinema Vira Urbanismo" tem lançamento

O lançamento do livro "Quando o Cinema Vira Urbanismo", de Silvana Olivieri, ocorre nesta terça-feira, 28, às 18h30, na MidiaLouca, no Rio Vermelho, em Salvador. Na noite de autógrafos, a festa acontece com a VJ Paulinha Carneiro projetando trechos do documentário ao som da DJ Maira (16 toneladas).
"Quando o Cinema Vira Urbanismo" tem como foco a produção cinematográfica e documentária - brasileira e estrangeira - que aborda questões que se relacionam com a cidade e a vida urbana. A autora busca discutir a influência que esses recursos audiovisuais podem exercer sobre a prática de urbanismo, tendo como grande influência as noções de "orgânico" e "cristalino", desenvolvidas, sobretudo, por Gilles Deleuze.
Este livro é uma publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) na Coleção PPG-AU FaufBA, uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Esta obra foi premiada pelo VI Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) como melhor dissertação de mestrado defendida no período de fevereiro de 2007 a março de 2009.
A autora Silvana Lamenha Lins Olivieri é arquiteta urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e sua dissertação de mestrado, pela Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. "Quando o Cinema Vira Urbanismo: O Documentário Como Ferramenta de Abordagem da Cidade", foi ganhadora do VI Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional da Associação Nacional de Planejanento Urbano e Regional (Anpur) em 2009. Atualmente tem se dedicado sobretudo à pesquisa e criação nas áreas do Audiovisual e das Artes Visuais, geralmente na interface das mesmas com a Arquitetura e o Urbanismo. Entre os trabalhos mais recentes, realizou a exposição "Oriki in Corpore", no Museu Afro Brasil em São Paulo, em 2009 (em parceria com a cantora e compositora Iara Rennó), e fez a curadoria das mostras audiovisuais "A Cidade e Suas Paisagens Intraordinárias”, em Salvador, em 2008; "A Rua É Nossa... e de Todos Nós", no Rio de Janeiro e "Invenções no Cotidiano”", em São Paulo, ambas em 2009; e "Novas Espacialidades e Territorialidades Urbanas", no Simpósio Latino-Americano de Cidade e Cultura (Silac), em São Carlos-SP, em 2010. Neste mesmo ano ministrou o curso "As Artes Visuais Como um Campo Transbordado: Diálogos Com a Filosofia, a Antropologia e o Urbanismo" no Museu de Arte Moderna da Bahia, projeto contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 7a Edição.
Para os leitores que nao estão na Bahia, mas em Sao Paulo, a autora também estará lançando o livro nesta cidade, no dia 2 de julho, no http://www.obarco.com.br/

(Com informações de MidiaLouca, espaço cultural e loja de CDs, DVDs e livros)

Nenhum comentário: