Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Centenário de nascimento de Carlos Valadares destacado

1. Professora Lélia Vítor Fernandes fala sobre Carlos Valadares; 2. Vereador Justiniano França faz saudação; 3. Convidados e familiares no Plenário da Câmara
Fotos: Divulgação
A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão especial, na quinta-feira, 26, em homenagem ao centenário de nascimento do advogado, ex-prefeito de Feira de Santana e ex-governador da Bahia Carlos Valadares da Silva. A sessão foi proposta pelo vereador Justiniano França (DEM), também responsável pela saudação aos familiares, amigos do homenageado e demais presentes.
Os trabalhos da noite foram coordenados pelo presidente da Casa, vereador Antônio Francisco Neto (DEM). Coube a professora e escritora Lélia Vítor Fernandes, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, proferir palestra sobre a vida e a trajetória do homenageado. Nascido em 22 de abril de 1911, na Vila de Coração de Maria, Carlos Valadares realizou seus primeiros estudos na localidade de Santa Bárbara. Ao concluir o primário, foi cursar o ginasial no Colégio Carneiro Ribeiro, em Salvador. Ingressou na Faculdade de Direito da Bahia, formando-se em 1º de dezembro de 1932, sendo, inclusive, o orador da turma.
Logo após a formatura, Carlos Valadares iniciou as atividades como advogado na cidade de Palmeiras, na região de Ituaçu, interior baiano, transferindo-se para Feira de Santana, em 1941, onde montou escritório de advocacia e tornou-se membro da Ordem dos Advogados. O ingresso na carreira política se deu cinco anos depois, quando foi nomeado prefeito da cidade, função que exerceu entre 12 de agosto de 1946 e 24 de fevereiro de 1947, afastando-se do cargo por ter sido eleito deputado estadual da Assembléia Constituinte. Em 1949, Carlos Valadares foi eleito para o primeiro de dois mandatos consecutivos como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
A trajetória política dele foi marcada em 22 de junho de 1949, quando ele assumiu interinamente, pela primeira vez, o posto de governador da Bahia, substituindo o titular Otávio Mangabeira, que estava viajando para o Rio de Janeiro. Ele assumiria a mesma função algumas outras vezes. Até que, por motivo de doença, Mangabeira transmitiu-lhe definitivamente o cargo em fevereiro de 1950.
No ano seguinte, elegeu-se deputado federal, permanecendo na Câmara dos Deputados até 1955. Nesse período, ele deu continuidade à luta para dotar Feira de Santana de um sistema de abastecimento de água, benefício conquistado em janeiro de 1957, quando o presidente da República Juscelino Kubitschek e o governador da Bahia Antônio Balbino inauguraram o serviço nesta cidade. Após o término do mandato federal, Carlos Valadares retornou à Feira de Santana.
O homenageado também presidiu o Rotary Club de Feira de Santana, em 1956-1957, e publicou os livros "Prisão Preventiva" e "Em Defesa de um Espólio". Faleceu em Salvador, em 1966, aos 55 anos de idade. Além de Feira e Santa Bárbara, em outras cidades seu nome foi emprestado para nomear escolas e logradouros públicos.
"Carlos Valladares morreu pobre, mas deixou um rico legado para a família e para os amigos, um exemplo de probidade moral, de profissional hábil, de um homem ponderado, de um cidadão culto e de um pai de família responsável e dedicado", destacou a professora Lélia Vítor.
A filha do homenageado, Celice Valladares disse que lembrar do pai dela em uma sessão especial do Legislativo feirense representava "uma glória muito grande". Ela agradeceu e parabenizou a Câmara Municipal em nome da família e dos amigos de Carlos Valadares, destacando ainda, que ele nutria "um imenso amor pela cidade".
A sessão foi prestigiada pelo secretário da Educação José Raimundo de Azevêdo, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Raimundo Pinto, prefeito de Santa Bárbara Jailson Costa dos Santos, ex-prefeito de Feira de Santana Joselito Amorim, ex-vereador Renato de Sá Bittencourt, e membros da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Nenhum comentário: