Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 30 de março de 2011

DEM fecha questão pelo fim das coligações proporcionais

José Carlos Aleluia e José Agripino discutem Reforma Eleitoral
Foto: Divulgação/Democratas


O Democratas juntamente com a Fundação Liberdade e Cidadania, realizou na terça-feira 29, o primeiro encontro partidário para discutir o tema Reforma Eleitoral. A reunião ocorreu em Brasília e contou com a presença de seus principais líderes no Senado e na Câmara e de dirigentes regionais, como o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho.
José Ronaldo informou que o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, após ouvir a opinião e sugestões dos presentes, disse que o "partido realmente deve apresentar à sociedade algumas propostas consensuais".
Informou também que será agentado um novo encontro nas próximas semanas para apresentação de documento do partido sintetizando as propostas sobre a discussão que esteve em pauta, do sistema eleitoral.
O objetivo do encontro foi iniciar o debate, para que o partido encontre um consenso e apresente à sociedade propostas que vão sintetizar o ideário partidário sobre o tema, que está na pauta de votações do Congresso Nacional.
"Uma posição que já podemos anunciar hoje (ontem) é que o partido fechou questão pelo fim das coligações proporcionais", declarou José Agripino, acrescentando que o próximo passo do partido é apresentar uma proposta com pontos consensuais a ser apresentada à sociedade.
O presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, ex-deputado José Carlos Aleluia apresentou na reunião o resultado dos questionários que foram respondidos pelos internautas no site do DEM nacional e também por parlamentares sobre a Reforma Eleitoral. "O que temos como certo é a real insatisfação de todos com o atual sistema", disse.
Segundo informou Aleluia, apesar de a lista preordenada estar sendo aceita pelos partidos, houve uma forte rejeição por parte da sociedade, que também não concorda com a adoção do sistema misto. No caso dos parlamentares do DEM, a bancada se dividiu tanto na adoção da lista preordenada quanto ao voto distrital. A maior simpatia ao tema seria a adoção do sistema misto.
Membro da Comissão Especial que discute a Reforma Eleitoral na Câmara, o deputado Ronaldo Caiado disse que a tese a ser discutida pelo partido não deve ser o sistema ideal a ser adotado e sim "quebrar a cultura da compra de votos no processo eleitoral".
"O que a população precisa saber é que grande parte do orçamento público está servindo para alimentar o caixa dois nas campanhas através do desvio de verbas do orçamento, narcotráfico e jogo do bicho. Por isso é tão importante aprovarmos o financiamento público", defendeu Caiado.
Segundo o deputado, o maior entrave para que jovens ingressem na política hoje é o fato de não serem apadrinhados políticos ou terem recursos para financiar as campanhas cada vez mais caras.
(Com informações do Democratas e da Assessoria de Imprensa de José Ronaldo)

2 comentários:

Mariana disse...

Estão só no comêço, há muito a se discutir e tomara consigam algo mais palpável até as próximas eleições, não é? Difícil...
Caiado tocou num ponto muito importante, que é o financiamento público de campanha; e será que os governistas mensaleiros aprovariam êste item? Seria mesmo a oportunidade prá BONS políticos, em potencial, sem grana e visibilidade. Iria valer quem conseguisse convencer o povo pelos argumentos e não pelo que pagaria por seu voto.

Mariana disse...

Dimas, vi uma parte dessa reunião que discutiu a reforma eleitoral, na TV Câmara, e vi um dos participantes que dava o seu parecer e...quase desanimei de continuar assistindo...o deputado do "dinheiro na cueca", José Guimarães, irmão de José Genoíno.