Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Noite inolvidável para tributar Georgina Erismann

Georgina de Mello Lima Erismann foi lembrada na noite desta sexta-feira, 25, pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense. A compositora, declamadora, musicista, pianista, poetisa e professora, autora do "Hino à Feira", faleceu há 71 anos, em 23 de fevereiro de 1940.
O "Tributo a Georgina Erismann: 71 Anos Sem Ela", ocorreu no auditório do Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, com platéia seleta lotando o espaço. A programação da memorável e enlevante noite teve apresentação do jornalista Dimas Oliveira.
O programa foi iniciado com o Coral Santo Antônio, sob a regência do padre Marino Offida, executando "Adoramus Te Christe" (letra de São Tomás de Aquino e música de Francesco Rosselli), "O Salutaris Hostia" (letra de São Tomás de Aquino e música de Lorenzo Perosi), "Velo Que Bonito", do folclre colombiano, e "Hino à Feira" (letra e música de Georgina Erismann).
Na sequência, a professora Nívea Vasconcelos interpretou poemas de Georgina Erismann; o cantor feirense Djalma Ferreira interpretou cantando o poema "Solicitude", que foi a última publicação de Georgina, segundo seu biógrafo, Carlos Alberto Almeida Melo.
Depois, a vez da profesora Ely Oliveira cantar duas músicas de autoria da grande feirense: "Moreninha" (foi gravada pela Continental, em 1936, por George Fernandes) e "Seresta". As emoções e o enlevo total da apressentação não ficaram por aí.
Para fechar a noite de forma apoteótica, concerto da Filarmônica Terpsícore Popular, de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Sob a regência do maestro Roque Adson Santos de Jesus, os mais de 40 músicos (faixa etária entre 13 e 60 anos) executaram "Fase de Noivado", dobrado do feirense Estevão Moura; "O Rabi da Galiléia" e "O Rebate", dobrados de Heráclio Guerreiro; "Ibutirama", fantasia do feirense Tertuliano Santos; além de arranjos de "From Russia With Love" (do filme "Moscou Contra 007") e "Esmeralda Suite".
No encerramento, naturalmente, execução da obra maior de Georgina Erismann, "Hino à Feira", que mereceu aplausos calorosos da platéia, que em pé que pediu e teve bis.
Ainda foi lançado na memorável noite o quarto exemplar de "Fragmentos da História de Feira de Santana", com os DVDs 7 e 8. Carlos Brito e Carlos Mello se manifestaram sobre o trabalho desenvolvido pela instituição e pela homenageada in memoriam.
Presenças
Além do Conselho Diretor e Conselho Curador da Fundação, o primeiro presidido por Antônio Ulisses Mascarenhas, as presenças do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, ex-deputado federal Colbert Martins, secretário de Educação José Raimundo de Azevêdo com Sarah Pires, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana José Carlos Barreto, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Armando Sampaio com Iêda, presidente da Academia Feirense de Letras Eduardo Kruschewsky, governador do Distrito 4390 de Rotary International Hugo Dórea, rotarianos Dázio Brasileiro Filho, Gislene Neves Gomes e Gilberto Pimentel Gomes, Márcia Villar Soares, André Dórea com Ilka, José de Anchieta Leite com a filha Gabriela, Renato Ribeiro com Alessandra, e Sérgio Aras.
Mais presenças: Oydema Ferreira, José Torres Ferreira, Juraci Dórea com Selma Santos e o filho João, Raimund Gama com Marinizia, Dionísio Medrado Costa, George Mascarenhas, Dilson Barbosa com Angélica Pedreira, Marcílio Costa com Eliana, Gildarte Ramos com Alvaceli, Evandro Oliveira com Cleoilda, Fátima Portugal, Marquise Jales Fróes da Motta, Elza Macedo, Zuleide Bastos, Janete Medeiros, Lícia Santos, Gileno Araújo, Dilma Ferreira, Aloísio Albuquerque, Ricardo Martins, Gileno Araújo e mais.

2 comentários:

Edson Filho disse...

Muito bem relatado, Dimas.

Mariana disse...

Também acho, só prá grandes profissionais como Dimas.