Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inovações da construção civil apontam saídas

Nesta época do ano, as notícias sobre tragédias naturais provocadas pelas chuvas já se tornaram um triste hábito. Joga-se a culpa no governo, pelo mau planejamento da infra-estrutura das cidades, joga-se a culpa na população, por ocupar áreas indevidas e não dar um destino adequado ao seu lixo. O que pouco se leva em conta é que, no ponto em que chegamos, não adianta buscar culpados e, sim, soluções.
A arquiteta Flávia Soares, elaborou um estudo sobre o reuso das águas das chuvas e tem feito a sua parte ao empregar o sistema em seus projetos. "O sistema de aproveitamento de água de chuva funciona da seguinte maneira: a água é coletada de áreas impermeáveis, normalmente telhados. Em seguida, é filtrada e armazenada em reservatórios de acumulação ou cisternas, que podem ser feitos de concreto, alvenaria, aço, plástico e outros", explica Flávia.
A água obtida pelo método simples, mas pouco utilizado, tem grande aplicabilidade. “Seu uso é indicado para descarga de banheiro, lavagem de roupas e carros, irrigação, torres de resfriamento e outros usos não-potáveis”, sugere Flávia. A profissional lembra ainda que qualquer tipo de construção pode ter seu próprio sistema de reuso da água, mas faz um alerta: "O reservatório de água de chuva deve ser projetado de acordo com as necessidades do usuário e com a disponibilidade pluviométrica local, para não inviabilizar economicamente o sistema", finaliza.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)

Um comentário:

Mariana disse...

Muito boa a idéia, sem dúvida.