Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estão abertas as matrículas para o curso de Pintura para Crianças de seis a 12 anos no Atelier de Maristela Ribeiro.
Artista visual, mestra em poéticas visuais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), pós-graduada em Metodologia do Ensino pela FFCL em Minas Gerais e graduada em Artes Visuais pela Universidade Católica do Salvador, Maristela Ribeiro atualmente desenvolve ações como artista-pesquisadora e coordenadora da Oficina de Artes Plásticas (OCA) do Centro Universitário de Cultura e Artes (Cuca), da Universidade Estadual de Feira de Santana. Desde meados dos anos 90 a artista participa com freqüência de coletivas, salões e bienais na Bahia, em outros estados brasileiros, assim como em outros países, tendo recebido diversos prêmios e menções.
"A proposta deste curso busca promover a criação de um espaço específico para a manifestação artística na infância e adolescência, através, não só da prática da pintura, como também do estudo das noções básicas para a apreciação da obra arte", diz Maristela. Segundo ela, "portanto, visa contribuir para a aquisição de um repertório indispensável para o apreciador do futuro".
Diz mais que "pintar em um atelier propicia a convivência com o artista, seu modo de criação, seus procedimentos e operações estéticas que normalmente não ocorrem em outro espaço, como por exemplo, na escola. O artista, freqüentemente percebe o mundo de modo diferente e cria formas sensíveis para interpretá-lo".
O programa do curso consiste em: iniciação à criatividade, atividades lúdicas, histórias infantis, improvisações e jogos dramáticos, estudo da teoria das cores, vida e obra dos grandes mestres, formação de uma pinacoteca, pintura a guache, aquarela e acrílica, e a exposição dos trabalhos realizados no Atelier.
Maristela Ribeiro diz ainda que "é importante lembrar que a pintura contribui para o desenvolvimento da criança e do jovem, com benefícios que, dentre outras coisas, refletem na coordenação motora, capacidade de concentração, ritmo e percepção espacial. A criança, ao trabalhar com arte, aperfeiçoa e desenvolve a sua expressão artística, a sua forma de olhar e entender o mundo. Para que isso ocorra, ela cria, produz, constrói e reconstrói, através de desenhos e pinturas, a sua própria história".
Eis então uma oportunidade de ampliar a sensibilidade, além de auxiliar na construção dos símbolos e da representação visual das crianças. "Cabe estimular o contato da criança com a arte, para que ela construa uma leitura de mundo consistente. Este é o maior desafio", encerra Maristela.
As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, das 16 às 18 horas.
Acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=_n-0L3ZMZh8
e veja as crianças pintando no Atelier.
Para maiores informações ligue para 9979-3479.

Um comentário:

Maristela Ribeiro disse...

Valeu, Dimas!!!
Muitíssimo obrigada!!!
grande abraço,
Maristela