Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Horário eleitoral de Dilma na TV esconde símbolos do PT

Programas deixam de lado a estrela, a cor vermelha e depoimentos de lideranças do partido.

Por Ranier Bragon, Marcio Falcão e Flávia Foreque

Ancorada na imagem de um presidente cuja popularidade ronda os 80% de aprovação, Dilma Rousseff abriu mão da imagem do PT e do reforço de figurões petistas. Nos 22 programas de TV exibidos até a última quinta-feira, petistas só conseguiram aparições-relâmpago, sendo que a estrela vermelha do partido se limita ao minúsculo pingo no "i" do nome da candidata.
As quase quatro horas de propaganda televisiva - haverá mais 16 programas até o dia 30 - se concentram na apresentação da candidata, com repetição de dados de sua biografia, em promessas genéricas e na exploração das realizações e da imagem do presidente Lula.
Ministra da Casa Civil e de Minas e Energia no governo Lula, Dilma começou sua carreira política no PDT e só se filiou ao PT em 2001.
A ausência de petistas de peso destoa das campanhas anteriores. Em 2002, o marqueteiro Duda Mendonça iniciou a propaganda de Lula na TV com a imagem de uma sala em que estrelas do partido trabalhavam no programa de governo do candidato. Entre outros, estavam Aloizio Mercadante, Antonio Palocci, José Dirceu e José Genoino. A estrela do PT e o vermelho tiveram papel relevante, incluindo a imagem de Lula e de uma criança abraçando o símbolo. Até agora, só o ex-governador Olívio Dutra (RS) falou no programa de Dilma.
LILÁS
Na convenção do partido que oficializou a candidatura de Dilma, em junho, o vermelho foi substituído pelo lilás, em uma estratégia para alavancar o voto feminino. Diferentemente de anos em que esconder o PT gerou reação, agora não há queixa.
A explicação oficial é que Dilma é candidata de uma frente ampla. "A Dilma não é a candidata do PT à Presidência, mas de uma coligação de dez partidos", diz o presidente do PT, José Eduardo Dutra.
De fato, esta é a maior coligação de uma candidatura presidencial do PT - 10 partidos contra média de quatro nas cinco eleições anteriores -, mas outros fatores ajudam a explicar o silêncio petista diante do sumiço de seus símbolos da propaganda.
Um deles é, ainda, reflexo do escândalo do mensalão, de 2005, que abalou a imagem do partido e abateu lideranças como o ex-ministro José Dirceu e José Genoino. Outro é o fato do capital eleitoral de Lula hoje ser muito maior do que o do partido e é o principal motivo para Dilma liderar as pesquisas.
A estratégia é comandada pelo marqueteiro João Santana, o mesmo da campanha de Lula à reeleição, em 2006, quando já reduziu referência ao PT por conta do mensalão.
Fonte: Jornal "Folha de S. Paulo"
Postado por Thaís Oliveira

Um comentário:

Mariana disse...

Ela não é boba nem nada! Jamais seguiria o exemplo de Duda Mendonça,rs...colocar um monte de bandidões na fita prá se queimar, prá quê?
Acredito que nem Duda faria uma bobagem desssas hoje. Apesar de que, com os aliados "de peso" que ela arrumou no PMDB, principalmente, no PP, etc, mais um menos um bandidão não faria diferença, Thaís.