Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

domingo, 29 de agosto de 2010

"De Volta à Normandia" no Cine Sesc

"De Volta à Normandia" (Retour en Normandie), de Nicolas Philibert, 2007, encerra a Mostra Sesc do Cinema Francês Contemporâneo, em reprise, dentro do Projeto Cine Sesc, no Auditório do Centro Sesc - Feira de Santana. Neste domingo, 29, às 15 horas, com entrada é franca. Classificação; 16 anos.
Sobre o filme
A origem deste documentário está um filme de 1975, que é factual, mas em parte dramatizado com atores não profissionais. Naquele ano, o diretor René Allio rodou na região francesa da Normandia "Moi, Pierre Rivière, Ayant Égorgé Ma Mére, Ma Soeur et Mon Frère..." ("Eu, Pierre Rivière, Tendo Degolado Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão...", em tradução literal), sobre um fato da crônica policial ocorrido há 140 anos. Os próprios camponeses da vizinhança atuaram no filme, e o responsável por unir esse elenco amador foi o hoje prestigiado documentarista Nicolas Philibert, à época com 24 anos e assistente de Allio.
Philibert volta ao local do crime e das filmagens para procurar os "atores" ainda vivos e suas memórias da produção ali rodada. A visita, entre muitas lembranças, provoca o reencontro com Claude Hébert, que interpretou o papel do adolescente assassino, então com 16 anos.
O Centro Sesc fica na rua Guaratatuba, 345, Tomba. A mostra é realizada pelo Sesc Bahia em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, Embaixada Francesa, Ministério da Cultura e a curadoria de Cahiers dú Cinema.

Nenhum comentário: