Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Santa Casa convida para apresentar Unacon

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outran Sampaio Borges, está convidando a imprensa para um encontro nesta quarta-feira, 28, às 15 horas, no auditório do Hospital Dom Pedro de Alcântara, quando será apresentado o projeto da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Na oportunidade será mostrado o passado, presente e o futuro desse importante projeto para a comunidade de Feira de Santana e região.
A Unacon, apesar de inaugurada em setembro de 2008 só entrou em funcionamento em setembro de 2009 e, atualmente, concentra todo atendimento oncológico de pacientes conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS), procedentes da macrorregião centro leste da Bahia, da qual Feira de Santana é o município de referência, e que atende uma população de aproximadamente dois milhões de pessoas. Desde o início de suas atividades foram matriculados 2.687 pacientes, dos quais 1.021 tratado com quimioterapia e radioterapia, os demais se encontram em acompanhamento clínico.
Conforme exposto em correspondência da Santa Casa, uma das importantes características do tratamento oncológico é a necessidade da multidisciplinaridade. Alem do tratamento médico propriamente dito, os pacientes com câncer precisam de assistência de vários profissionais de saúde, como equipe de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Os possíveis tratamentos envolvem também procedimentos cirúrgicos com gruas variados de complexidade, sessões de quimioterapia e radioterapia.
Diante da complexidade do tratamento oncológico, ainda segundo a correspondência, a estrutura necessária para prover atendimento integral ao paciente precisa ser igualmente complexa. Há vários projetos de expansão da Unacon de Feira de Santana, em diferentes fases de execução. Por exemplo, já se encontra em fase avançada de construção o setor de radioterapia, com previsão de término para junho deste ano. Atualmente os pacientes precisam se deslocar para Salvador e Itabuna e enfrentar filas, frequentemente com espera de meses para receber o atendimento devido à superlotação dos serviços.
Há também projeto de se implantar em Feira de Santana um serviço de oncologia infantojuvenil, para facilitar a vida de muitas crianças e adolescentes com câncer que hoje encontram sérias dificuldades ao se deslocarem para Salvador a fim de receberem tratamentos. Há ainda projeto de reestruturação do centro cirúrgico do Hospital Dom Pedro de Alcântara para que possam ser realizadas cirurgias oncológicas de todos os portes.
Assim, reconhecendo que a participação e suporte da sociedade são imprescindíveis para que os projetos se concretizem, a direção da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital D. Pedro de Alcântara prepararam uma apresentação para mostrar o passado, presente e futuro desse projeto para apresentar a imprensa.
(Com informações de Cristóvam Aguiar e Maura Sérgia, da Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia)

Nenhum comentário: