Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Projeto Lua Cheia no Cuca

Literatura de cordel em quantidade aconteceu na noite de quarta-feira, 28, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Cordelistas e repentistas de cidades baianas e até de outros estados se reuniram no projeto Lua Cheia, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) através do Cuca.
O luar que iluminou a noite do evento serviu de inspiração para os versos da dupla feirense João Ramos e Caboquinho. Antonio Barreto trouxe sátira e irreverência no teatro de arena do Cuca. Homenageou o professor e criticou programas televisivos que pouco ou nada contribuem para a cultura. O sergipano Cristo Neto demonstrou habilidade no jogo com as palavras em seus poemas de cunho religioso e deu um show de improviso ao lado do veterano Caboquinho, num encontro de gerações ao som de viola.
Além de Cristo Neto, a dupla Pardal do Jaguaripe e Ségio Bahialista representou a nova geração de cordelistas. Pardal trouxe uma inovação ao adicionar samba e maracatu aos poemas. Bahialista tratou dos problemas de Salvador e do Carnaval.
O evento contou também com a presença do artista Luiz Natividade, que expôs cordeis, desenhou rostos e mostrou como se desenvolve a técnica da xilogravura. Outro xilogravurista presente foi Gabriel Arcanjo, parceiro de Antonio Barreto.
Também esteve presente o contador de causos Julhinho do Rio Grande do Norte. O poeta João Ramos avaliou como positivo o espaço dado à cultura popular pela Uefs atualmente, mas afirmou que “já houve altos e baixos” e lembrou de festival de violeiros que só teve uma edição.
Para a diretora do Cuca, Selma Soares, o objetivo do evento é valorizar a arte e a cultura local. A diretora afirmou que o Cuca “não é mais alugado para eventos comercias, sendo espaço exclusivo para a cultura”.
O reitor José Carlos Barreto, que também prestigiou o evento, disse que nos últimos três anos a Universidade vem ampliando ao espaços para a expressão e a cultura popular, em busca de cumprir o seu papel junto à sociedade.
O público participava da festa interrompendo as apresentações com salva de palmas, aprovando as cantorias e declamações. Gilson Leal Costa, que se deslocou do município de Coração de Maria para prestigiar o evento, ficou surpreso com o talento e criatividade dos artistas. “O Cuca viveu nesta noite um show de cultura e performance”, elogiou.
(Com informações de Luciano Ferreira, da Ascom/Uefs)

Nenhum comentário: