Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 28 de abril de 2010

"Por que o PT quer controlar a mídia, a educação, partidos, sindicatos, família!"

1. Depois do "decreto" sobre direitos humanos, onde Lula, Dilma e o PT foram pegos em flagrante, muitos se perguntaram por que num decreto tratar de aborto, restrição à liberdade de imprensa, empoderar mais os sindicatos, centralizar normas de educação, submeter os partidos políticos etc. A questão nada tem a ver com excessos do ministro que a ministra da Csa Cvil e o presidente descuidadamente assinaram.
2. É, na verdade, muito mais grave, pois tem base conceitual. Desde Marx que se vem estudando as questões relativas ao "Estado a serviço da burguesia" e os sistemas derivados da base econômica, os quais se agruparam no que ele chamou de "superestrutura". Aí estão a Igreja, Educação, Imprensa...
3. Durante a Guerra Fria, no pós-guerra, na medida em que os governos, de ambos os lados, buscavam internamente o máximo consenso na defesa de sua visão ideológica, alguns autores entenderam que o conceito de Estado deveria ser mais abrangente, incluindo toda a chamada "superestrutura". Alguns deles, e o exemplo mais expressivo foi o filósofo Louis Althusser, reconceituram o Estado dessa nova forma.
4. Os jovens políticos de esquerda formados nessa geração, com influência althusseriana (final dos anos 60 e anos 70), uma vez no poder, 30 anos depois, trataram de trazer abertamente tais funções para o Estado, usando-as para reforçar seu controle sobre a sociedade, num Estado Total de pensamento único. É isso que tenta fazer o PT no poder. E o "decreto" não foi um excesso isolado, mas faz parte de um projeto. Portanto, muito, muito mais grave. Afinal, o que faz Chávez? Pilhados a tempo, fingiram recuar. Na verdade ganham tempo, pensando no próximo governo, que imaginam controlar.
5. No caderno "Sabato" do jornal "stado de S. Paulo" (17), Salviano Santiago escreve em seu artigo: "Louis Althusser, filósofo marxista, retrabalhou a noção clássica de aparelho de Estado (governo, administração, exército, tribunais) para somar a ela os chamados 'Aparelhos Ideológicos do Estado', (família, escola, mídia, sindicato e sistema político nacional).
Fonte: "Ex-Blog do César Maia"

Um comentário:

Mariana disse...

E tenho a impressão de que não só os nossos esquerdistas participaram desse projeto PNDH3, mas todos êsses que sabemos serem partipantes do Foro SP, como Chaves e toda essa turma de que já temos conhecimento(Evo, Fidel,Lugo...).

Êsses quase oito anos de gov petista já nos proporcionaram várias oportunidades prá vermos que a relação entre os petistas e essa gente não é qualquer coisa.
Êsse papo dêles no PNDH3, de que querem que tenhamos uma democracia não só política e institucional, mas de igualdade econômica e social...já vimos no que deu êsse papo em Cuba e na Venezuela. Todo cuidado será pouco.