Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Obra de Eurico Alves Boaventura tem lançamento

De poesia e sertão vive a obra de Eurico Alves

... Minha terra não é moça,
minha terra é menino,
que atira badogue
que mata mocó,
que arma arapuca
e sabe aboiar
e nada nos rios em tempo de cheia
e come umbu quente e não apanha malina...
Minha terra é menino
é um vaqueirinho
vestido de couro...

Na simplicidade dos versos de Eurico Alves Boaventura (Foto: Reprodução) é possível perceber um dos elementos próprios da cultura de Feira de Santana - a figura do vaqueiro. Na lírica nostálgica do poeta, infância e natureza estão interligadas, quando canta as peripécias do menino sertanejo. Estas e outras questões que envolvem o desejo de salvaguardar o passado da cidade estão contidas no livro “História Poesia Sertão: Diálogos Com Eurico Alves Boaventura”, que será lançado na noite desta quarta-feira, 28, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
A publicação, que traz o selo da Uefs Editora e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), é resultado do Colóquio Internacional realizado no ano passado, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com o objetivo de marcar o centenário de nascimento do poeta e escritor feirense. Organizada pelo professor Aldo José Morais, reúne textos produzidos por estudiosos das áreas de Letras, História, Arquitetura e Museologia, que analisam as várias dimensões da obra de Eurico Alves e seu contexto sócio-histórico.
Para Aldo Morais, que presidiu a comissão organizadora do colóquio, “com a realização dos estudos a ideia foi dar maior visibilidade ao conjunto da obra euriquiana, ainda relativamente pouco conhecida no meio acadêmico, já que os seus principais textos só foram publicados postumamente, alguns deles muito recentemente, além de parte da sua produção ainda permanecer inédita”.
Ainda segundo Morais, a produção poética e literária de Eurico Alves reflete sua preocupação com o resgate e valorização da cultura sertaneja, uma cultura que - acreditava - tinha na Feira de Santana de sua infância e juventude, a mais completa expressão.
(Com informações de Socorro Pitombo, da Assessoria do Cuca/Uefs)

Um comentário:

Mariana disse...

Vou aceitar o conselho do vereador Frei e ver se encontro o "Paisagens Urbanas e o Homem", nas livrarias daqui.