Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 24 de abril de 2010

"Ciro Gomes, fator imponderável"

Por Nivaldo Cordeiro

O site do IG trouxe agora o destaque das declarações de Ciro Gomes, praticamente confirmando que foi abandonado pelo PSB e pelo PT, não havendo como manter a candidatura à Presidência da República. Penso que ao observador não deve escapar o fato, relevante em si. Ciro Gomes é um cacique diferente, genioso, agressivo, de perfil ideológico indefinido, camaleônico. Não devemos nos esquecer de que Lula deixou de viajar ao exterior quando tentou, em Recife, convencer o deputado cearense a abandonar a disputa, em fevereiro último.
Naquela data Lula padeceu de "cirose" aguda, que Ciro Gomes é língua solta e temerário e não respeita ninguém. A viagem foi proibida pelo médico presidencial. Não é fácil dizer não a Ciro Gomes sem tomar sopapos.
Como Ciro reagirá a esse fato? Vimos que a recente visita que Dilma Rousseff fez a terras cearenses não foi um passeio no parque. O governador Cid Gomes, seu irmão, ignorou-a. É provável que o PT tenha perdido o palanque no Estado do Ceará, assim ajudando enormemente à candidatura adversária, fraca no nordeste.
A proximidade de Ciro Gomes com Tasso Jereissati, senador do PSDB e seu padrinho político, a quem já declarou apoio e por quem fará campanha, é um complicador adicional. É bem verdade que a manutenção da sua candidatura prejudicaria enormemente os planos do PT, que o incentivou tão somente visualizando a possibilidade de fustigar José Serra em São Paulo. O plano não deu certo e agora a cúpula petista terá que domar a fera. Não creio que Ciro Gomes queira romper com o PT, mas se Serra crescer nas pesquisas, como de fato tem crescido, a tendência é de uma composição com os correligionários de Tasso Jereissati.
É preciso reconhecer em Ciro Gomes uma forte liderança no Nordeste e também no eleitorado nordestino residente em São Paulo. Declarações suas contra Lula e o PT terão efeito devastador justamente no segmento onde Lula é mais forte. Como Ciro Gomes é genioso e imprevisível, será divertido observar os próximos movimentos. É possível que Ciro, vaidoso como só ele é, acabe por chutar o pau da barraca.
Esse é mais um elemento a complicar o xadrez eleitoral de Dilma Rousseff. O PT alimentou a cobra e agora terá que lidar com ela, que é forte e porta veneno. Aguardemos.

4 comentários:

Mariana disse...

Olhe, Dimas, elogiar a pessoa de Ciro, ninguém que tenha carater e juízo o faria, porque o carinha não é flor que se cheire, MAS...se êle parar de fazer carga em cima de Serra e parar de ficar dando uma de puxa-sa.. de quem não merece, eu até alivio nos "elogios" a êle.
Agora é que eu quero ver se êle é o machão que se mostrou, inclusive quando já vivia com outra Pat, sem comunicar à primeira, que ficou sabendo pela TV, que êle já estava noutra! Êle terá que ajudar muuuuiiito ao Serra prá que eu e a maioria das mulheres o aliviemos agora.

wellington disse...

Nao entendi, ate agora, porque Ciro transferiu o titulo dele para SP!!!Aqiela conversa de que seria candidato a governador por lá era so conversa para boi dormir.O PT queria joga-lo ao ostracismo e tera que pagar a conta, pois ele mao podera ser candidato a nenhum cargo.

Mariana disse...

Wellington, eu soube que nem Dilma nem Serra darão espaço prá êle, quando um ou outro fôr presidente. Quer saber? Bem feito e que isto sirva de exemplo prá tantos outros puxa-sa...que existem por aí.

Mariana disse...

E com tudo isto, êle acaba de dar uma entrevista de uma hora no programa "É Notícia" da Rede TV, de Kenedy Aguiar, assumindo que ainda é candidato, passando o tempo inteiro a elogiar Lula. Não adianta, Lula conseguiu fazer dêle um imbecil bajulador e nem com um pontapé no fiofó...tem mais é que se danar mesmo!