Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

domingo, 28 de março de 2010

Mais Reinaldo Azevedo sobre pesquisa

SUBJORNALISMO, PESQUISISMO E VERGONHA: O COMBINADO É QUE A CANDIDATURA DE SERRA SERIA ASSASSINADA ONTEM. DEU ERRADO! ELE AINDA PODERIA VENCER NO PRIMEIRO TURNO!!!

Os SEDIZENTES analistas políticos dedicam-se a um verdadeiro espetáculo de tolices, desculpas esfarrapadas, teorias tiradas do bolso do colete - se ainda se usasse colete - para justificar a frustração com a recuperação de José Serra no Datafolha. Segundo pesquisa divulgada ontem, ele tem 36% das intenções de votos, contra 27% de Dilma. Ela oscilou um ponto para baixo, e ele cresceu 4 em relação à pesquisa de um mês atrás. A diferença, que era de quatro pontos, agora é de 9. No segundo turno, ele saltou de 45% para 48%, e ela oscilou dois pontos para baixo: de 41% para 39%.
O jornalismo online dos grandes veículos - VÊNIA MÁXIMA, CONFUNDEM-SE ÀS VEZES COM SITE PETISTAS, QUANDO NÃO SÃO TERRA DE NINGUÉM - ainda não conseguiu “repercutir”, como dizem, a notícia adequadamente. HÁ, NA PRÁTICA, UM GRANDE ESFORÇO PARA ESCONDÊ-LA. Atenção! No cenário em que Ciro não disputa, Serra obtém 40% dos votos, contra 30% de Dilma e 10% de Marina. Como observei ontem, isso significa que ele poderia vencer a disputa no primeiro turno - está na margem de erro. IMAGINEM SE A PESQUISA DATAFOLHA ESTIVESSE INDICANDO A POSSIBILIDADE DE DILMA VENCER A DISPUTA NO PRIMEIRO TURNO…
Aliás, imaginem o que estaria em curso se tivesse acontecido, como os SEDIZENTES esperavam, o tal “X” (lê-se “xis” mesmo…), e Dilma tivesse agora uma porcentagem maior do que a de Serra, ainda que dentro da margem de erro…
Não quero aqui ficar especulando sobre intenções. Escrevo sobre uma esfera de expectativas: eu não tenho dúvida de que o Datafolha saiu às ruas anteontem e ontem para PARA LIQUIDAR A FATURA. Assim como captou o nada surpreendente crescimento de Dilma logo depois de ela se sagrar a candidata no Congresso do PT, o resultado “combinado” do levantamento de agora deveria evidenciar a morte da candidatura Serra.
“Resultado combinado”? Não! Não estou dizendo que o Datafolha manipula seus números ou é subordinado ao PT. Estou dizendo que os pesquisólogos haviam “combinado” entre si, na sua “teorética” furada, que a inversão se daria neste ponto. Só que política, como se tem insistido aqui, é um pouco mais do que isso.
COMO DIGO SEMPRE, NÃO BRIGO COM PESQUISAS, MAS BRIGO COM PESQUISÓLOGOS. Se o método for honesto, números são números. MAS ME DIGAM: O QUE CONFERE AUTORIDADE INTELECTUAL E PROFISSIONAL PARA LEVANTADORES DE DADOS SE TRANSFORMAREM EM ORÁCULOS DA POLÍTICA? Oráculo? O que dizer a cada um deles senão a mais famosa sentença oracular: “Conhece-te a ti mesmo!!!” E isso significa ter noção dos próprios limites.
TENHO MEUS GOSTOS E ESCOLHAS, CONHECIDOS PELOS LEITORES - JAMAIS ME POSICIONO COMO O JUIZ NEUTRO -, mas procuro jamais trapacear na argumentação. Admiro a prática dos sofistas, dos retóricos, mas prefiro a “ironia socrática”, buscando a verdade com algumas perguntas na esperança de que os interlocutores e eu mesmo tenhamos noção do quanto ainda ignoramos. Aquele papo, sacam, do “só sei que nada sei”? Sócrates, que era Sócrates, era mais comedido…
Meus textos estão em arquivo. Podem ser revisitados a qualquer tempo. O que tenho lastimado na cobertura jornalística é a formidável capacidade de o PT engravidar o jornalismo pelo ouvido. Trata-se de um verdadeiro escândalo intelectual: a “virada” de Dilma era de tal modo dada como certa que alguns se vêem tentados a ler o resultado da pesquisa Datafolha pela perspectiva da negação, não da afirmação - vale dizer: Dilma NÃO ultrapassou Serra.
Por enquanto, o povo insiste em negar o que estabelece a teoria dos SEDIZENTES. Mais um pouco, e haverá pesquisólogo bravo com os eleitores: “Eles estão nos traindo”.
EU NÃO SEI QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO. O QUE EU SEI É QUE ESSE MODELO DE PESQUISISMO FOI PARA O BREJO. OS RESPONSÁVEIS PELOS INSTITUTOS DE PESQUISA DEVERIAM SE IMPOR UM SILÊNCIO OBSEQUIOSO. DEVERIAM SER COMO DEVERIAM SER (!!!) OS JUÍZES E SÓ FALAR NOS AUTOS. NO CASO, OS SEUS AUTOS SÃO OS NÚMEROS.
A melhor análise que um “pesquisólogo” pode fazer ainda é está: “Fulano tem x%, e Beltrana, y%. O resto não é comigo”.
Quanto aos sedizentes do jornalismo, seus chefes e patrões deveriam fazer com eles o que exigem que o poder público faça com os incompetentes: “Errou, dançou!” Acho bacana a ecologia que garante, numa atividade intelectual, a sobrevivência dos mais… inteligentes! Se isso parecer duro demais, talvez baste um pito à moda antiga: “Tenham vergonha na cara e parem de fazer campanha”.

Um comentário:

Unknown disse...

E quem não nos garante que até nas pesquisas de popularidade de Lula não tem safadeza e mentira, tudo armado prá isso mesmo!
Nunca soube de nenhuma honestidade em pesquisas quando o PT está envolvido.

Não podemos nos cansar nunca de dizer aos incautos sôbre essas armações, na base da trapaça. Que venham Dilma e Ciro juntos, que desta vez, com a ajuda do próprio Lula, com as suas falta de respeito para com o TSE, o TCU e todos os "T"'s do Brasil, deverá vencer a volta da verdadeira governabilidade, sem que se precise mentir, enganar e principalmente roubar.

Será uma gestão de limpeza, de recomêço.
Vamos votar em parlamentares do DEM e se não der prá alguns, que votem no PSDB ou até no PPS, mas nunca mais em PT e PMDB. Parece o melhor caminho prá implodirmos a "casa da mãe Joana".