Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

domingo, 31 de janeiro de 2010

28 de abril: uma data que interessa a todos

Embora poucas pessoas saibam o dia 28 de abril é o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes do Trabalho.
Para muitos - os menos informados - trata-se de apenas mais uma data comemorativa - especialmente porque a grande maioria das pessoas não tem a mínima idéia da quantidade de pessoas que perdem sua vida e saúde em razão do trabalho e outros porque acham que acidentes e doenças do trabalho só ocorrem distantes das suas vidas e profissões e que, portanto o assunto não merece atenção.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) anualmente ocorre algo em torno de 270 milhões de acidentes do trabalho no mundo - sendo que cerca de dois milhões com vítimas. Neste mesmo tempo surgem 160 milhões de novos casos de doenças relacionados ao trabalho. Segundo a mesma fonte estima-se que no Brasil as mortes fiquem em torno de 57 mil por ano. Pelas contas da OIT - no mundo - a cada minuto três trabalhadores morrem em razão do trabalho - por dia são seis mil mortes o que representa o dobro do numero de pessoas mortas pelas guerras no mesmo período.
O universo dos acidentes e doenças do trabalho não é restrito apenas ao que de vez em quando vemos através dos meios de comunicação que nos causa a impressão de que acidentes deste tipo só ocorrem em obras e fábricas. Há todo um universo de doenças ligadas ao trabalho que a cada dia crescem em todos os segmentos atingindo - boa parte das vezes de forma sutil - as mais diversas atividades e profissões. Exemplos disso são os problemas da voz - que entre outros atingem os professores - os danos na saúde mental que atingem executivos e policiais entre outros – e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort-LER) que vem fazendo vítimas em quase todos os segmentos da sociedade com números alarmantes. Assim, o que há poucos anos parecia uma realidade distante de boa parte da sociedade hoje é uma realidade preocupante em quase todos os segmentos.
Infelizmente os danos causados pelo trabalho não ficam restritos apenas as conseqüências imediatas que a grande maioria das pessoas conseguem perceber. Na realidade os problemas só começam na ocorrência do acidente ou doença abrindo-se uma imensa avenida de sofrimento físico e mental e dificuldades sociais. Para fins da legislação brasileira a doença no trabalho equivale ao acidente e o que difere os dois e apenas o momento da verificação do dano - sendo que caso do acidente a lesão surge imediatamente e no caso da doença mediatamente.
Em comum com os demais grande problemas de nosso país - a insegurança no trabalho tem a ausência da um política de educação para o assunto prevenção - que tenha início nos primeiros anos escolares ensinando não apenas prevenção de acidentes do trabalho, mas a prevenção em toda a sua extensão (trânsito, lar, lazer etc.). Tem também a morosidade da Justiça na tomada de decisões que coíbam com rigor e rapidamente o descumprimento da legislação e permitam a reparação dos danos causados e desta forma estimule o respeito à vida e minimize as conseqüências socioeconômicas dos acidentes e doenças no trabalho.
Falta ainda um rigor maior no controle de boa parte das instituições de ensino que atuam na formação dos especialistas da área visando assegurar que a formação destes profissionais tenha seriedade compatível com os desafios que o mesmo irá encontrar em seu dia a dia profissional.
No entanto - o grande problema para que este quadro mude passa pela necessidade de conscientização da sociedade como um todo - que em boa parte desconhece os danos causados a vida e sociedade por empresas que desconhecem a legislação e os conhecimentos técnicos desta área e seguem causando danos ás pessoas e á sociedade como um todo.
Neste 28 de abril estamos dando início as atividades da CONSCIÊNCIA PREVENCIONISTA, apresentando neste momento um site onde gratuitamente serão disponibilizadas meios e informações para aqueles que desejam difundir a cultura da prevenção em todos os segmentos da atividade humana. No espaço virtual da CONSCIÊNCIA PREVENCIONISTA qualquer pessoas poderá encontrar informações práticas sobre prevenção de acidentes no lar, na escola, no lazer, no transporte e também no trabalho.
Com esta iniciativa acreditamos estar contribuindo de forma responsável e cidadã para que as pessoas possam conhecer e praticar a prevenção. Contamos com a ajuda no sentido de divulgar o endereço para o maior número de pessoas possibilitando desta forma o conhecimento e o acesso.
Em respeito ao passado - já que o 28 de abril foi a data em que 78 trabalhadores perderam a vida em uma mina nos Estados Unidos, conscientes de nossa responsabilidade no presente e com os olhos voltados para um futuro onde os acidentes e doenças não sejam mais uma realidade tão triste.
Consciência Prevencionista
http://www.conscienciaprevencionista.com.br/
conscienciaprevencionista@conscienciaprevencionista.com.br

Nenhum comentário: