Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Outra preciosidade na garimpagem de acervos




O Núcleo de Preservação da Memória Feirense, na sua busca incessante de registros históricos da memória audiovisual de Feira de Santana, espalhados pelo país, acaba de resgatar no acervo do Arquivo Nacional, um documentário em 16mm de 30 segundos - já foi telecinado para mídia digital -, que narra a visita, em 25 de janeiro de 1957, à Feira de Santana, do presidente da República Juscelino Kubitschek para inaugurar o sistema de abastecimento de água.
Tratava-se de "um velho sonho do povo feirense, concretizado graças ao dinamismo do prefeito João Marinho Falcão", como informa o jornal "Folha do Norte", em sua edição de 26 de janeiro de 1957 (pesquida de Carlos Mello).
Narra o jornal que o presidente foi recebido no campo de pouso pelo prefeito e deixou o local, acompanhado de sua comitiva, em automóvel, sempre saudado pelo povo, em direção a Lagoa Grande, onde presidiu a inauguração da S. A. M. A. (Foto 1) Na oportunidade usaram da palavra o prefeito João Marinho Falcão, Dr. Carlos Valadares - batizou a Unidade de Água -, que representou o ex-ministro Simões Filho, embaixador Briggs e o presidente Juscelino Kubitschek. Foram inaugurados, também, no Alto do Cruzeiro (Foto 2), banheiros, chafariz e lavanderias.
Segundo Fernando Pinto, coordenador do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, a visita provocou um grande embate político entre os partidários do presidente e do prefeito municipal. "O líder do PSD local, Eduardo Fróes da Motta queria levar o presidente Juscelino para almoçar em sua residência, já o prefeito João Marinho queria que o almoço fosse na sua. Diante da polêmica o presidente, com seu jeito mineiro de resolver as coisas, resolveu almoçar com o prefeito e depois visitou o correligionário em sua casa", conta Fernando Pinto.
Observação: Fotos a partir do celulóide original.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma solução rápida e inteligente...ou será que esperavam uma sugestão à La Salomão? (Se dividir em dois),rs. Mariana