Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cursos técnicos de nível médio têm inscrição aberta

560 vagas em seis cursos no Ceteb Áureo de Oliveira Filho
Quem busca uma chance no mundo do trabalho, deve se inscrever de 28 de julho a 4 de agosto, para concorrer a uma das 1.490 vagas de cursos técnicos oferecidas para o segundo semestre deste ano, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio dos Centros de Educação Profissional. Esta é mais uma etapa do Plano de Educação Profissional da Bahia, que pretende chegar ao final de 2009 com 30 mil estudantes matriculados. Em 2006, a Bahia tinha apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matriculas novas) já são 26.400 estudantes cursando Educação Profissional na rede pública estadual.
As vagas, 660 para a capital e 830 para o interior, são para os cursos de: Técnico em Administração, Técnico em Hospedagem, Técnico em Rede de Comunicação, Técnico em Alimentos, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Contabilidade, Técnico em Design, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Agroindústria, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações e Técnico em Enfermagem.
Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio (e suas modalidades), oriundos da rede pública de educação (escola federal, estadual ou municipal). As inscrições serão feitas pelo site http://www.sec.ba.gov.br/. No ato da inscrição, o aluno, se maior de 18 anos, ou seu responsável legal quando menor, deverá informar o nº do CPF do aluno e indicar um único centro, curso e turno desejados.
Sorteio
As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto, às 14 horas, no Auditório do Instituto Anísio Teixeira, situado na rua das Muriçocas, Paralela, em Salvador. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com o acompanhamento dos representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores. Os candidatos poderão assistir o evento.
O aluno contemplado no sorteio efetivará a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto próximo, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do Histórico Escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação.
O aluno sorteado também deverá entregar no ato da matrícula, duas fotos três por quadro. As aulas serão iniciadas no dia 24 de agosto, com exceção para os alunos de Livramento e Santa Maria da Vitória, onde o início das aulas está marcado para o dia 8 de setembro.
Demandas sociais
O superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, explicou que há uma grande preocupação do Estado no sentido de adequar esses cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho. Por isso, a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atualização das matrizes curriculares. "Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional da Bahia seja o ensino médio integrado - para alunos egressos do ensino fundamental público - e Proeja - para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental -, estamos ofertando cursos subseqüentes como forma de atender ao jovem que concluiu o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão", afirmou.
Almerico Lima acrescenta que as vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos darede pública, beneficiando assim os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. Ressalta ainda, que o sorteio eletrônico além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando o que chamou de "meritocracia". "É que antes o ingresso do aluno nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado".
Confira número de vagas por Centro de Educação Profissional
Salvador
Colégio Estadual Severino Vieira - Técnico em Administração - 180 vagas
Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia - Técnico em Hospedagem - 120 vagas; Técnico em Rede de Comunicação - 120 vagas; Técnico em Alimentos - 120 vagas; Técnico em Eletroeletrônica - 120 vagas
Feira de Santana
Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) Áureo de Oliveira Filho - Técnico em Contabilidade - 80 vagas; Técnico em Design - 80 vagas; Técnico em Manutenção Automotiva - 80 vagas; Técnico Agroindústria - 80 vagas; Técnico Segurança do Trabalho - 80 vagas; Técnico Edificações - 160 vagas
Alagoinhas
Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas - Técnico em Segurança do Trabalho - 60 vagas; Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu - Itaberaba
Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu - Técnico em Enfermagem - 60 vagas
Livramento de Nossa Senhora
Colégio Estadual Humberto Leal - Técnico em Administração - 80 vagas
Santa Maria da Vitória
Escola Municipal Professor Raimundo Alcântara- Técnico em Administração - 70 vagas
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação e do Ceteb Áureo de Oliveira Filho)

Nenhum comentário: