Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

terça-feira, 28 de abril de 2009

Saldo positivo de 255 novas vagas de emprego

Dados são referentes ao primeiro trimestre de 2009
Por Roberto Lima

O Centro de Pesquisas Estatísticas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana analisou a evolução do mercado formal de emprego e desemprego (trabalhadores com carteira de trabalho assinada) da cidade no primeiro trimestre de 2009, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
No mês de março 3.092 trabalhadores foram contratados e 2.423 desligados, gerando um saldo positivo de 669 novos postos no mercado formal de trabalho, interrompendo a trajetória negativa dos meses de janeiro e fevereiro. A performance foi significativa frente ao cenário estadual, que registrou 51.525 admissões e 47.028 desligamentos, gerando um saldo positivo de 4.497 novas vagas de emprego. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) também voltou a contratar em março, gerando 2.810 novas vagas e o interior 1.687 empregos novos.
O desempenho de março sinaliza reação do mercado formal de trabalho em Feira de Santana, trazendo alguns elementos que permitem traçar um cenário promissor para os próximos meses, pela retomada de atividades de alguns setores econômicos intensivos em mão de obra.
Dentre os setores de atividade econômica, o destaque, em março de 2009, ficou por conta dos Serviços Industriais de Utilidade Pública, responsável pelo surgimento de 410 novas vagas e os Serviços que gerou 303 novos empregos, com destaque para o segmento de Ensino. A Construção Civil gerou 58 novos postos voltando a crescer, a Agropecuária segue com resultados positivos de 36 novos postos e a Indústria Extrativa Mineral com apenas um posto de trabalho.
Os resultados negativos ficaram por conta da Indústria de Transformação com menos 54 vagas, mantendo a trajetória de fechamento de postos de trabalhos iniciada desde o mês de novembro de 2008 e o Comércio com fechamento de 86 vagas de empregos.
A abertura de novas vagas na Construção Civil sinaliza a retomada de obras no setor imobiliário e também investimentos públicos em infra-estrutura e privados, na implantação ou ampliação de empreendimentos.
ACUMULADO DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2009
Nos três primeiros meses de 2009, foram gerados 255 novos postos de trabalho no mercado formal em Feira de Santana, sendo 7.975 admissões e 7.720 desligamentos, mostrando desempenho favorável frente ao contexto regional e nacional no mesmo período. No Brasil 57.751 vagas de emprego foram fechadas e no nordeste houve retração de 40.208 vagas.
Na Bahia foram criados 4.002 novos empregos. O interior do Estado responde amplamente pelo desempenho positivo, com 3.557 novos empregos no primeiro trimestre, a Região Metropolitana de Salvador acumula 445 novos postos, revertendo o saldo negativo de 2.365 vagas que acumulava durante os meses de janeiro e fevereiro.
Os Serviços passaram a liderar a geração de emprego no primeiro trimestre de 2009, com a criação de 568 novos postos de trabalho. Em seguida, os Serviços Industriais de Utilidade Pública acumulam 404 vagas no ano, a Agropecuária tem saldo positivo de 17 novas vagas e a Indústria Extrativa Mineral com 12 vagas.
Os setores econômicos com maior retração de postos de trabalho nos três primeiros meses do ano foram: Indústria de Transformação acumulando fechamento de 346 novas vagas, a Construção Civil eliminando 204 novos empregos e o Comércio também acumula perdas no ano de 196 novos postos.

* Roberto Lima integra o Centro de Pesquisas Estatísticas da CDL de Feira de Santana

Nenhum comentário: