Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Pesquisa Lavareda é mais real do que DataFolha"

Por Tasso Franco, no "Bahia Já":
A pesquisa Lavareda divulgada pela Executiva do DEM nesta segunda-feira, 27, propositadamente véspera da marcha dos prefeitos, revela um panorama já comentado neste site, de que, para onde penderem dois dos três principais partidos na disputa sucessória, em 2010, PT, PMDB e DEM, liquida-se a fatura.
A diferença da pesquisa de hoje e a divulgada pelo DataFolha, no último dia 23, se distingue pelos cenários avaliados, daí, certamente, a discrepância de números de uma e da outra. E, também, pela espacilidade no território pesquisado.
No DataFolha, cenário menos realista, estavam relacionados Paulo Souto, Jaques Wagner, Geddel Vieira Lima, Lídice da Mata e Raimundo Varela. No IPESP/Lavareda, optou-se por um cenário mais real, com candidatos do DEM, PMDB e PT, uma vez que nem César Borges, nem Lídice; e muito menos Varela serão candidatos a governador.
Mas, ainda é muito cedo para se pensar que esses serão os números definitivos, em 2010. De toda sorte, trata-se de uma tendência e, como próprio Wagner disse ao BJá numa entrevista, o seu adversário mais competitivo é Paulo Souto, isso posto e já revelado no DataFolha e agora com o IPESP.
Os números do IPESP sobre a avaliação do governo Wagner são idênticos ao DataFolha com percentuais de ótimo/bom estacionados em 34%; uma larga margem de regular (44%); e 21% de ruim/péssimo. Essa é uma questão que Wagner conhece de perto, tem mexido no governo e ainda tem 1 ano pela frente, até a pré-campanha, para mudar esse quadro.
Nos seus calcanhares há a avaliação recall do governo Souto com números bastante positivos de ótimo/bom, 47%; 41% de regular; e 13% de ruim/péssimo.
Significa dizer que, se Wagner não melhorar a performance do seu governo, a tendência é crescer a avaliação positiva de recall Souto e aí a situação se complicará bastante, lembrando que, durante a campanha, retornarão à midia às imagens do governo Souto e as inevitáveis comparações.
Wagner confia nos seus números e diz que está melhor do que Souto. Mas, quem vai fazer essa avaliação, a vera, é o eleitorado.
E Geddel?
O ministro já disse que sua Pátria é a Bahia e não trabalha com amadorismo na política.
Vai continuar trabalhando e difundindo seu nome no Estado. Considera que é tudo muito cedo e prematuro para decisões.
É isso. o caminho é longo e difícil para todos.
Por isso mesmo, hoje, o deputado Nelson Pelegrino fez acenos para manter a aliança com o PMDB/Geddel, opinião bastante diferenciada do comportamento do PT que, em nota recente contra decisão de Assembléia da UPB partiu para o confronto.
Nesta terça-feira, 28, todos esses atores estão em cena. Quem cometer erros purgará os pecados em 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dimas, confesso que adorei o resultado dessas pesquisas, mas de repente,me lembrei de 2006, quando Paulo Souto estava com uma vantagem tao maior que JWagner e no entanto,deu no que deu.Mas J Wagner,p mim, dificilmente conseguiria mudar esse (naum)ritmo de seu governo.Muito parado e mal assessorado.Souberam vencer, claro, com as melhores armas na ocasiao, que foram as bolsas familia e promessas que naum cumpriram.

Thomas disse...

Há que se lembrar que a tal casadinha Lula/Wagner, talvez a maior responsável pela vitória do atual governador, não existirá mais em 2010. Ao contrário, uma antipática e sem votos Dilma Roussef será a candidata a presidente do PT. Derrota certa.