Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Visão de "O Último Rei da Escócia"



Forest Whitaker, que ganhou o Oscar de Melhor Ator como Idi Amin em "O Último Rei da Escócia"
Divulgação
Lançado no Brasil no início de fevereiro de 2007, o drama "O Último Rei da Escócia" (The Last King of Scotland), de Kevin McDonald, não foi exibido em Feira de Santana, no Orient Cineplace. Com ele, Forest Whitaker ganhou os prêmios Oscar, Globo de Ouro e Bafta de Melhor Ator. Neste sábado, a oportunidade de ver o filme, que é muito bom, em DVD.
Inspirado em personagens reais, a narrativa é contada do ponto de vista de Nicholas Garrigan (James McAvoy), um jovem médico escocês, que parte para Uganda em busca de aventura, romance, e para ajudar um país que precisa muito de profissionais médicos. Logo em sua chegada ele presencia um acidente - o novo líder do país Idi Amin Dada (Forest Whitaker), atropelou uma vaca com seu Maserati. Nicholas domina a situação, o que impressiona Amin, sendo convidado para ser seu médico particular. Idi Amin é obcecado pela cultura e a história da Escócia e se afeiçoa ao jovem, que passa também a ser conselheiro de um dos mais cruéis ditadores africanos. Mas Nicholas começa a perceber que está vivendo um pesadelo e não um sonho, principalmente depois que se envolve com uma das esposas do ditador, Kay Amin (Kerry Washington).
O filme é um retrato do horror e das atrocidades do regime ditatorial e tirânico de Idi Amim Dada (que durou entre 1971 e 1979). Ele virou sinônimo da barbárie, da corrupção e dos desmandos de líderes tribais que assumem o poder à força, até com apoio popular, pois parecia ter boas intenções, como a de melhorar as condições de vida dos ugandenses.
O nome do filme se refere aos títulos megalomaníacos que Idi Amin (o real) dava a si mesmo. Além de se considerar "O Último Rei da Escócia", também se autoproclamou "Conquistador do Império Britânico" e "Senhor de Todos os Animais da Terra e Peixes do Mar". Para o povo ugandense, aliviado depois de sua queda, ele era "O Açougueiro de Kampala", "Senhor do Horror", pela ditadura que comandou, caracterizada por genocídios e requintes de crueldade utilizados nas execuções. Muçulmano, era defensor de Adolf Hitler e favorável à extinção do Estado de Israel. Seu governo durou oito anos e deixou Uganda arruinada e com 300 mil pessoas assassinadas, como dizem os relatos históricos.
O filme mostra o episódio do seqüestro de um avião da Air France por um comando palestino, com Idi Amin intervindo e libertando os reféns que não fossem judeus. Na realidade, o seqüestro acabou quando a força aérea de Israel atacou o aeroporto de Entebe, libertando todos os reféns.

Nenhum comentário: