Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Espetáculos baianos no III Festival BNB das Artes Cênicas

O Banco do Nordeste realiza o III Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 1º a 31 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Totalmente gratuito, o Festival conta com a participação de espetáculos baianos, dentre os 224 eventos programados.
O III Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 71 espetáculos de companhias de sete estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). No final da última sessão de cada espetáculo o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.
Quatro espetáculos baianos ganham destaque no Festival, dentro da Mostra Nordeste. São eles: “A Lenda do Dragão Encantado”, da Cia de Teatro O Ar da Caixola; “Diário de um Sedutor”, de Marcos Machado; “Escorial”, do Núcleo Criaturas Cênicas; e “Casa de Ferro”, do Grupo Estado Dramático. As mostras serão apresentadas nos três Centros Culturais do BNB (Fortaleza, Cariri e Souza).
A Mostra Nordeste abarca um total de 16 apresentações de sete peças teatrais de três estados da Região (Ceará, Paraíba e Bahia). Dois espetáculos dessa Mostra foram selecionados pelo Projeto Circulação Cultural, do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, iniciado por uma ação-piloto entre o Sesi e o BNB. Durante o Festival, duas peças das mostras Cariri e Alto Sertão serão eleitas pelo público para se apresentar em Salvador no âmbito do Projeto Circulação Cultural, ainda este ano.
A programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, quatro oficinas de formação artística e cinco oficinas de arte infantis; exibição de cinco filmes, com a série “Teatro em Movimento”; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural e passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza.
Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.
(Com informações de Luciano Sá, assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)

Nenhum comentário: