Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Festa memorável para a jóia mais preciosa

O Memorial de Feira de Santana, instalado no Casario Fróes da Motta, foi entregue à sociedade na noite de sexta-feira, 21, pela Fundação Senhor dos Passos. De fato, um momento memorável para a cidade, pela notável contribuição à memória, à história e à preservação arquitetônica.
Membro da diretoria da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito fez a saudação aos convidados, citando a parábola bíblica do Filho Pródigo, para afirmar cheio de contentamento que Feira de Santana, "tem motivos de sobra para realizar uma festa memorável como esta, pois recebe de volta a jóia mais preciosa de sua coroa, o Casario Fróes da Motta, totalmente restaurado e belo". Ele revelou que o imóvel "é o único exemplar existente em nossa cidade, que identifica em sua plenitude, uma fase altamente promissora da economia local, fase esta, proveniente do ciclo do fumo, da atividade comercial e do forte comércio de gado".
Carlos Brito comparou a alegria dos que amam Feira de Santana em ver o casario reformado como a mesma "para os franceses com a restauração da Torre Eiffel, para os paulistas com a Estação da Luz, para os romanos com o Coliseu, para os cariocas com o Cristo Redentor". Salientou ainda que "esta casa é o maior chamego do povo feirense e um marco da nossa história".
Para o entusiasmado Carlos Brito, "hoje é um dia de louvar e agradecer a Deus por este momento, assim como agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui", citando dom José Edson, José Gomes Brito, Ana Cláudia Spínola, Antônio Gonçalves, Firmino Ferreira Sampaio Neto, Antonio Carlos Magalhães (in memoriam), Carlos Redondo, Mario Malaguti, padre Carlos Vianey, Sônia Bastos, dom Itamar Vian, Jairo Alfredo Carneiro e prefeito José Ronaldo de Carvalho.
O arcebispo metropolitano dom Itamar Vian também dirigiu a palavra aos presentes, assim como o prefeito José Ronaldo, que desde quando deputado federal vem apoiando a ação da Fundação Senhor dos Passos em manter vivo um dos mais belos monumentos arquitetônicos de Feira de Santana. Ele lembrou e enumerou todos bens patrimoniais que foram restaurados nos últimos oito anos, bem como anunciou a restauração do prédio chamado "Palácio do Menor".
Em reconhecimento às pessoas e empresas que ajudaram a Fundação Senhor dos Passos na restauração do imóvel, cada espaço ganhou denominação. Assim, Sala José Ronaldo de Carvalho, o espaço para exposições; Espaço Dom José Edson, a administração da Fundação; Sala Antônio Carlos Coelho, Sala Firmino Ferreira Sampaio Neto, Sala Dom Itamar Vian, e Sala Klabin, instalações do Núcleo de Preservação da Memória Feirense; Sala Padre Carlos Vianey, Sala Belgo Bekaert, Sala Carlos Redondo, Sala Sônia Bastos, e Sala Petrobras, espaços do Museu de Arte Sacra. Ainda o Espaço Jairo Alfredo Carneiro, onde ocorreu a solenidade, que incluiu exibição de vídeo-documentário sobre a instituição, e o Espaço de Eventos Pirelli, onde aconteceu coquetel e baile dançante com a Orquestra de Fred Dantas. "Para mim é um presente, uma dádiva, um privilégio, estar tocando nesta noite", disse o maestro, antes de iniciar repertório internacional.
PRESENTES
Entre os presentes, além dos já citados: prefeito eleito Tarcízio Pimenta e Maria das Graças, vice-prefeito Antônio Carlos Borges Júnior, vice-prefeito eleito Paulo Aquino e Lúcia, secretários municipais Arcênio Oliveira, Jairo Vitor, Joaquim Bahia, José Pinheiro, Lúcia Miranda, Ozeny Morais, procurador geral do Município Carlos Lucena, vereadores Fábio Lucena e Antônio Joel Barbosa, presidente da Fundação Cultural Egberto Costa Augusto Cézar Orrico, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) José Carlos Barreto, Fernando Pinto de Queiroz, Péricles Marques, Ederval Falcão, Gil Mário e Lígia Mota, Juraci Dórea e Selma Oliveira, Luiz Humberto Carvalho, Renato Ribeiro e Alessandra, Antônio José Larangeira e Kika, Marcílio Costa e Eliana Mara, Lícia Silva, Alfredo Falcão e Vera, José Carlos Morais Lima, Mário Sérgio de Carvalho Bacelar e Isadora, José Eduacy Lins e Lígia, Pedro Neto e Magda Maria, Marcelo Carvalho e Célia Cristina, Wilson Pereira e Maria das Graças, Vladimir Aras, Rocha Martinez, Cláudio Soares, César Oliveira, Raimundo Lima e Ilma, José Boa Sorte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Brilhante iniciativa! Espetacular mesmo... o povo feirense agradece!!