Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Simpósio na FTC discute saúde do trabalhador




Ver o trabalhador como uma vida a ser cuidada e não simplesmente como um prestador de serviços. Foi a partir desta perspectiva que estudantes de Enfermagem, técnicos em segurança do trabalho e profissionais da área de saúde se reuniram no campus da FTC Feira, no sábado, 25, para discutir a saúde no trabalho (fotos, divulgação). O I Simpósio de Legislação em Saúde do Trabalhador contou com a participação de 263 pessoas, de Feira de Santana e várias outras cidades da Bahia.
Durante todo o dia, foram discutidos temas relacionados a controle de acidente ocupacional, educação ambiental e saúde, responsabilidade ambiental empresarial, doenças ocupacionais e o papel do Enfermeiro do Trabalho no cuidado da prevenção. Dentre as questões debatidas, os avanços e os retrocessos da saúde do trabalhador, com palestra do médico do trabalho Renato Pires Freitas, e a abordagem sobre LER/DORT feita pelo engenheiro do trabalho André Politano de Freitas.
Na programação do simpósio, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) e Serviço Especializado de Saúde do Trabalho (Sesmt) da FTC Feira, houve ainda palestras direcionadas à psicologia como fator determinante na saúde ocupacional. “Buscamos contemplar todos os aspectos que envolvem a saúde do trabalhador”, disse a coordenadora do evento, a técnica em Enfermagem do Trabalho Edna Santos Vieira.
Avaliação positiva
Na avaliação do evento, Edna Vieira, que também é presidente da Cipa 2007/2008 destacou a grande participação, a diversidade das áreas profissionais representadas e a presença de pessoas de outras cidades – Itabuna, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Conceição do Coité, São Sebastião do Passe e Antônio Cardoso. Participaram também alunos da FTC e de outras instituições de ensino, profissionais de clínicas, hospitais e empresas da cidade.
A técnica em segurança do trabalho da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Itabuna, Fabiana Soares Alves de Jesus, que tomou conhecimento do evento através do Ceteb, disse que valeu a pena ter participado, principalmente pela possibilidade de trocar experiências com outros profissionais sobre ocorrências do dia a dia. As informações serão transmitidas para os funcionários da empresa em reuniões agendadas por setor.
Para Fabiana, o que ficou evidenciado no encontro foi “a questão da valorização do trabalhador como uma vida e não como mero produtor de serviços”. A partir desse entendimento, segundo ela, fica mais fácil trabalhar com a perspectiva de que saúde é fundamental e que a prevenção é a melhor estratégia para um ambiente de trabalho saudável. A técnica lamentou somente o fato de o encontro ter durado um dia. “Deveria ter mais tempo, porque há muito o que se falar”, justificou.
A saúde da voz
Dentre os vários aspectos da saúde do trabalhador abordados durante o encontro, a fonoaudiologia mereceu destaque. A fonoaudióloga ocupacional Aline Alencar, uma das palestrantes, afirmou que a prevenção da saúde auditiva é um foco primordial, por isso considerou a iniciativa importante. Ela entende que é necessária a participação dos profissionais, para que as empresas tomem conhecimento da responsabilidade e do cuidado com a saúde do trabalhador.
As medidas de proteção desenvolvidas através do Programa de Conservação Auditiva, visando identificar eventual perda auditiva, foram citadas pelo técnico de segurança da Clínica São Matheus, Clóvis Inácio. “O simpósio serviu para aprofundar os conhecimentos que posso agregar e utilizar, colocando em prática no meu trabalho”, avaliou. Clóvis considerou a iniciativa “excelente, pois são raros os eventos na área de Segurança do Trabalho em Feira de Santana”.
Para a área de Enfermagem, o evento foi muito produtivo, conforme constatou a estudante Karen Oliveira Santos da Silva, que cursa o segundo semestre na FTC Feira. “Todas as informações serão utilizadas no nosso dia a dia”, afirmou. Ela também ressaltou o alto nível do evento, não somente no que diz respeito aos palestrantes, como pela organização e quantidade de participantes.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Nenhum comentário: